O Wireless Fidelity, mais comumente conhecido como WiFi, está rapidamente se tornando uma tendência na conexão sem fio de computadores. A comodidade e outras vantagens que traz são, sem dúvida, promissoras para fazer do WiFi a conexão internacional de Internet.
Você já deve ter se conectado através de WiFi e provavelmente gostou disso. Pode parecer muito simples para você, mas a forma de funcionamento da rede WiFi nunca é tão simples quanto a conexão de banda larga. Não é tão complicado para você entender, no entanto. Então, como uma rede WiFi realmente funciona?
O servidor envia sinais de wi-fi, que geralmente são sinais de rádio, para computadores pessoais, laptops, telefones ou outros dispositivos com capacidade para wi-fi. Mas para que isso seja possível, o servidor deve ter um roteador conectado a um dispositivo DSL ou compatível com Internet. Além do roteador, esta LAN sem fio deve ter uma porta onde o cabo do roteador pode ser conectado ao modem DSL. A rede também requer um hub Ethernet, firewall e ponto de acesso sem fio. A conexão WiFi pode ser usada por quase todos os computadores, estejam eles usando Windows ou outros sistemas operacionais. Quase todos os servidores WiFi permitem o acesso por qualquer usuário; no entanto, as redes WiFi podem ter segurança avançada, tornando-as aptas apenas para uso privado. Isso pode ser feito via WiFi Protected Access, que é outro protocolo de segurança de rede, e Media Access Control, que usa informações de hardware para filtrar computadores mais fortes.
Os laptops, computadores pessoais, telefones celulares ou pdas recebem o sinal wi-fi por meio de sua antena embutida. Esta antena embutida é muito importante para encontrar qualquer ponto quente na área porque este é o único dispositivo que pode traduzir os sinais de rádio do servidor. Enquanto isso, outros dispositivos não têm nenhuma antena embutida capaz de receber sinais WiFi. Em vez disso, os laptops podem usar um adaptador sem fio que pode ser facilmente conectado à porta USB do computador ou ao cartão PC. Os computadores desktop precisarão de um adaptador que possa ser conectado ao slot de placa PCI interno. Além disso, alguns dispositivos percebem automaticamente os pontos de acesso, sejam eles executados no Windows ou não. Alguns dispositivos precisam ser habilitados pelo usuário antes de começarem a procurar sinais WiFi.
Dispositivos habilitados para Wifi podem começar a aproveitar a conexão de internet sem fio fornecida pelo servidor. Enquanto o dispositivo estiver conectado a Wi-Fi, ele pode continuar recebendo sinais, que pode usar para acessar a Internet. Com isso, o usuário pode fazer tudo o que puder com uma conexão normal à Internet. A navegação na web, o uso do Google, o envio de e-mails, o bate-papo, o banco on-line e muito mais são permitidos, uma vez que o dispositivo já está conectado por Wi-Fi.
A conexão Wifi depende muito
A velocidade da conexão WiFi depende muito de qual padrão de rede será usado. Pode ser 802,11a, 802,11b, 802,11g e 802,11n. O mais barato, mas o mais lento entre eles, é o 802,11b.
Estabelecer uma LAN sem fio também é mais barato do que configurar uma rede com fio de computadores, o que torna isso muito popular em escolas, cafés, hotéis e aeroportos. A conexão WiFi pode até estabelecer conexão com a Internet para todo um município. Uma tecnologia sem fio mais recente pode fornecer um escopo de conexão mais amplo, mesmo em nível municipal. Isso é chamado de WiMax, também conhecido como 802,16. Isso tem os benefícios das conexões de Internet sem fio e de banda larga.