A conectividade WiFi é certamente popular em edifícios de escritórios, cafés, restaurantes e outros locais públicos onde pessoas com laptops, netbooks, PDAs e outros dispositivos podem se conectar à Internet. Ter uma rede sem fio em casa também seria útil se você precisar compartilhar sua conexão de banda larga com membros da família e se quiser poder usar seu computador portátil em qualquer cômodo da casa.
Os requisitos para operar uma rede sem fio doméstica são mínimos. Na maioria das vezes, seu notebook provavelmente terá uma placa WiFi embutida no chipset. Alguns outros gadgets, como telefones celulares e PDAs, também possuem placas WiFi integradas. No entanto, você não pode conectá-los diretamente ao seu modem a cabo ou DSL. Você precisaria comprar um roteador sem fio para atuar como hub sem fio da sua rede doméstica. Há um grande número de opções de roteadores sem fio por aí. Embora possa ser tentador comprar apenas o mais barato ou o mais repleto de recursos, seria uma boa ideia avaliar suas necessidades antes de comprar um roteador sem fio para casa. Marca. Na maioria dos casos, a marca não importa, contanto que a tecnologia por trás do seu roteador seja a mesma do seu laptop ou computador de mesa. No entanto, se você já usa uma determinada marca para seus computadores - digamos, você tem um plug-in ou placa WiFi USB para seu computador desktop - então fará sentido comprar a mesma marca. Isso garante compatibilidade máxima e, em alguns casos, certas marcas também usam amplificadores de velocidade ou intensificadores de alcance proprietários, que podem oferecer melhor conectividade. Você tem uma grande variedade de opções aqui, incluindo Broadcom, Netgear, Linksys e similares. Os computadores Apple provavelmente funcionariam melhor com roteadores Apple Airport Express, mas também funcionam com outros roteadores.
Em alguns casos, é o chipset que importa. Notebooks e netbooks com interfaces de rede integradas geralmente têm chipsets Intel, Broadcom ou Atheros. Por segurança, verifique rapidamente se o chipset que o seu computador usa tem problemas com certas marcas de roteadores.
Roteadores modernos funcionam
Tecnologia sem fio. A maioria dos roteadores modernos executa uma variante do WiFi-G. É o mais amplamente utilizado entre notebooks, adaptadores USB plug-in e dispositivos habilitados para wireless. Se você tiver um computador mais antigo, no entanto, eles podem suportar apenas até wireless-B, como laptops antigos baseados em Centrino. No entanto, a maioria dos roteadores é compatível com versões anteriores e pode oferecer suporte a tecnologias mais antigas também (embora não simultaneamente com tecnologias mais recentes).
Alguns roteadores têm recursos de rascunho de WiFi-N (rascunho, já que o sistema "N" ainda não foi padronizado). Isso permite que o roteador tenha sinais mais fortes e um alcance mais amplo. Seus laptops ou outros dispositivos precisam ter WiFi-N também, para que isso seja útil. Muitas vezes, isso seria útil se você precisar se conectar a distâncias maiores ou se precisar que o sinal atravesse paredes. Se isso for necessário, você também deve considerar a compra de dongles externos extras que suportam os mesmos padrões draft-N, para seu laptop ou computador desktop.
Segurança. A maioria dos roteadores oferece suporte a alguma forma de segurança, e a mais comum é o WiFi Protected Access, ou WPA. Eles vêm em várias variantes, como AES e TKIP, mas a maioria dos notebooks modernos e dispositivos habilitados para WiFi seriam compatíveis com eles. Geralmente, você só precisa fornecer uma senha ou frase secreta para segurança. No entanto, os notebooks mais antigos só podem ser compatíveis com o protocolo de criptografia sem fio ou WEP. No entanto, todos os roteadores que suportam formas superiores de criptografia também seriam compatíveis com versões anteriores. No entanto, lembre-se de que você só pode aplicar um tipo de criptografia por vez.
A escolha de um roteador sem fio se resume à necessidade e ao orçamento. Como você usará o roteador para fins domésticos, talvez não precise de segurança e recursos de nível empresarial. Portanto, você deve escolher um que tenha recursos adequados a um preço razoável.