Comparando LL com ADSL. Para acessar a Internet, um usuário residencial deve estar conectado a um ISP que roteia seu tráfego para a Internet.
Comparando LL com ADSL
Para acessar a Internet, um usuário residencial deve estar conectado a um ISP que roteia seu tráfego para a Internet. Diversas tecnologias são utilizadas para esse fim - Frame Relay, ISDN, LL, ADSL WiMax, etc. Descreverei as duas tecnologias mais utilizadas - a Linha Alugada e os serviços ADSL.
A linha alugada fornece largura de banda de tráfego garantida. Quando o LL é usado para se conectar à Internet, uma determinada largura de banda de tráfego é reservada para o usuário de ponta a ponta. Isso significa que se um usuário escolher LL 2 MB, ele pode enviar / receber tráfego a qualquer momento com um valor de largura de banda de 2 MB. Quando a linha não é utilizada, a largura de banda disponível ainda é reservada e não é utilizada por outros usuários, mesmo que a linha física e o equipamento sejam compartilhados. A linha lógica ainda está reservada.
A conexão ADSL é a largura de banda de tráfego compartilhada. O ADSL é diferente ao lidar com reserva de largura de banda. O valor da largura de banda para um usuário é reservado entre a casa do usuário e o equipamento de primeiro acesso (DSLAM), mas no uplink DSLAM para a rede da Internet, nenhuma reserva é realizada - o objetivo é entregar o tráfego com o melhor esforço. Assim, um usuário com ADSL 2 MB pode receber tráfego a 2 MB como valor máximo, mas não o tempo todo; se a rede estiver cheia, não há garantia de que o tráfego do usuário será entregue. Outro ponto chave do ADSL é que a largura de banda do tráfego de envio e recebimento não é igual - esse é o significado do nome ASSIMÉTRICO; o tráfego de uplink (tráfego enviado do usuário para a Internet) é inferior ao tráfego de downlink.
Isso significa que se um usuário escolher LL 2 MB, ele pode enviar / receber tráfego a qualquer momento com um valor de largura de banda de 2 MB.
Comparando ADSL com LL. Como os usuários podem fazer a melhor escolha para conectar seus sistemas à Internet? Cada tecnologia é mais eficiente para determinados usos da Internet.
Por exemplo, suponha que você precise instalar um servidor web em sua casa / empresa. A maior parte do tráfego é considerada como tráfego de uplink e, como a largura de banda do uplink ADSL é muito baixa, o ADSL não é a solução recomendada para esse caso. Outra razão pela qual LL seria a melhor solução é que o tempo de atividade para LL é maior do que ADSL; Supõe-se que o LL nunca caia, ao passo que o ADSL não é um serviço tão estável. Portanto, o uso de ADSL para servidores web pode afetar a satisfação e a conectividade dos usuários. A mesma escolha é melhor sempre que você precisar fornecer algum serviço em tempo real sem ter que interromper os problemas, por exemplo: conectividade remota entre diferentes locais da empresa.
Suponha agora que um usuário precise conectar sua casa ou empresa à Internet apenas para navegar em sites e outros serviços. Nenhuma qualidade de serviço ininterrupto é exigida neste caso, então ADSL é uma boa escolha. Usar o LL resultará em um custo mais alto porque o LL é sempre mais caro do que o ADSL. Não há necessidade de pagar mais neste caso porque as necessidades do usuário podem ser satisfeitas simplesmente usando ADSL.