Mais e mais pessoas hoje estão percebendo os benefícios de uma ponte sem fio. Para empresas que têm vários escritórios espalhados por vários edifícios, conectar esses locais de trabalho pode significar a diferença entre produtividade e caos no trabalho. Até os proprietários de casas hoje em dia estão descobrindo a conveniência de ter uma ponte sem fio configurada. No entanto, a menos que você seja um especialista em tecnologia da informação, provavelmente não tem ideia do que é uma ponte wi-fi ou por que precisaria de uma. Uma ponte sem fio pode parecer intimidante para pessoas com pouca experiência em tecnologia da informação, mas o conceito é bastante fácil de entender.
O conceito básico. Para entender como funciona todo o processo, a primeira coisa a saber é a tecnologia por trás dele. Em uma rede sem fio, existe um ponto de acesso e um cliente. O ponto de acesso, como um roteador, serve como fonte da rede sem fio. É o coração, por assim dizer, de toda a configuração. O cliente é um dispositivo que precisa ser conectado, como um computador ou uma impressora. Um cliente deve se conectar ao ponto de acesso antes de poder se conectar a outros clientes. Para fazer isso, o ponto de acesso e os clientes devem ser "interligados" ou vinculados entre si. Uma ponte de cliente serve a esse propósito.
A ponte de rede local (LAN). Uma ponte LAN básica pode servir como dispositivo de comunicação entre o ponto de acesso e o cliente, permitindo que pacotes de informações sejam transferidos com facilidade. Uma rede sem fio usando uma ponte wi-fi permite que todos os computadores em uma rede acessem a Internet e documentos sem ter que amarrar cabos. A ponte sem fio permite que dispositivos e roteadores se comuniquem e compartilhem informações por meio de frequência. Uma ponte Ethernet mais avançada pode conectar vários clientes e redes entre si. Isso permite que pessoas localizadas em locais diferentes se comuniquem e compartilhem informações.
Vantagens sobre seus antecessores. No passado, os proprietários de empresas normalmente eram obrigados a conectar todos os computadores para conectá-los uns aos outros. Essas redes eram difíceis de gerenciar e caras de instalar. Isso implicaria em correr quilômetros de cabo Ethernet entre os escritórios. A conexão se tornaria ainda mais complicada e cara se os escritórios estivessem localizados em prédios diferentes. No entanto, com o desenvolvimento do repetidor sem fio, qualquer pessoa pode conectar facilmente várias redes sem fio. Isso elimina a necessidade de cabos longos e sistemas de fiação caros. Na verdade, uma ponte de cliente agora pode custar apenas 100 dólares, o que torna a rede sem fio acessível até mesmo para uma configuração doméstica.
As pessoas hoje entendem a liberdade da tecnologia de ponte sem fio pode oferecer. Isso pode ser especialmente verdadeiro para empresas que usam laptops e PCs de mesa. Imagine os velhos tempos, quando você precisava de um cabo Ethernet para se conectar à rede. Para quem tinha um laptop, isso limitava estritamente sua mobilidade. Como empresa, você precisaria instalar centenas de fios ou investir em computadores extras para o seu prédio. Se seus funcionários desejassem acessar a rede de sua sala de conferências, você precisaria de vários fios para que todos pudessem se conectar. No entanto, agora que as pontes sem fio permitem o acesso à rede virtualmente em qualquer lugar em suas instalações, os funcionários podem se mover à vontade e trazer todo o trabalho com eles do escritório para a sala da diretoria. Isso melhora a produtividade e alivia a frustração associada à obtenção de informações de um ponto a outro. É verdade, redes sem fio tornaram-se tecnologia padrão em residências e escritórios e saber como funciona pode lhe dar uma compreensão mais profunda sobre como maximizar sua utilidade já muito prática.