As pessoas estão acostumadas a plantar da maneira convencional, onde as sementes são semeadas em um pedaço de terra ao ar livre. Porém, outra forma mais prática de plantio pode ser feita com o uso da bandeja de sementes.
Condições extremas ao ar livre
Em vez de colocar as sementes diretamente em condições extremas ao ar livre, onde sua sobrevivência pode não ser provável em alguns casos, pode ser melhor cultivar a semente em uma bandeja de sementes primeiro. Uma vez que esteja forte e apto o suficiente, pode ser transferido para o exterior, onde você realmente deseja.
Para saber mais sobre como semear em uma bandeja de sementes, leia as etapas abaixo.
Compre seus materiais. Você pode obter a maioria, senão todas as ferramentas necessárias para este projeto em qualquer loja de jardinagem.
Escolha as sementes. Dependendo do que você deseja plantar, escolha entre as variedades de sementes disponíveis. Certifique-se de escolher um que possa sobreviver ao tipo de condição climática em sua área. Mesmo se você cultivar a planta inicialmente dentro de casa, ela não sobreviverá do lado de fora se o clima for muito severo para que ela continue viva. Por exemplo, cultivar tulipas em um país tropical não será uma boa ideia.
Comece o plantio de bandejas. Coloque sua bandeja de sementes em uma superfície plana. Pegue sua pequena pá de mão e coloque o solo do jardim na bandeja. Pressione o solo suavemente. Em seguida, borrife um pouco de água em um borrifador para umedecê-lo um pouco. Em seguida, pressione o dedo indicador para baixo para criar buracos no solo. O espaçamento dos furos deve ser uniforme. Não deve ser muito largo ou muito estreito. Adicione 2 sementes em cada buraco e cubra com uma camada fina de terra. Se sua planta deve cobrir toda a bandeja, garfo o solo na bandeja e espalhe as sementes uniformemente em toda a área. Bifurque-o novamente para garantir que a semente e o solo entrem em contato. Empacote o solo levemente usando a pá de mão. Lembre-se de colocar apenas um tipo de semente por bandeja.
Regue as sementes. Usando o borrifador novamente, regue as sementes levemente. Certifique-se de que o solo esteja umedecido adequadamente, mas não deve formar uma poça d'água na bandeja.
Cuide das sementes até que elas desenvolvam seu primeiro conjunto de folhas. Coloque a bandeja em uma área com luz solar suficiente todos os dias. Tenha cuidado para não direcionar a luz solar diretamente para a bandeja. Filtre o sol com a ajuda de cortinas. Regue a planta regularmente também. Siga-os até ver que a planta desenvolveu suas folhas. Isso indicaria que agora eles estão prontos para serem movidos para o exterior.
Transplante as mudas. Cave o solo onde suas mudas serão transplantadas. Umedeça o solo um pouco antes de remover cuidadosamente as mudas da bandeja usando um garfo ou as mãos.
Continue regando a planta regularmente e certifique-se de que seu novo local receba a luz solar adequada de que precisa para crescer. Na maioria dos casos, é aconselhável fertilizar seus bebês de vez em quando. Isso garantirá um crescimento mais forte e mais rápido.