Suas informações pessoais podem estar em risco por causa de golpes de phishing na web. Phishing é um método fraudulento para roubar suas informações pessoais e usá-las contra você. Senhas, números de contas bancárias e números de cartão de crédito são apenas alguns dos seus dados pessoais que podem ser roubados de você se você não souber e estar protegido contra phishing. Os golpes de phishing podem vir de várias formas, como em e-mails que solicitam que você visite um determinado site para atualizar suas informações que supostamente inseriu há algum tempo e que precisam ser atualizadas. Os links são colocados no e-mail enviado a você para que você clique e siga para inserir suas informações. À primeira vista, o e-mail pode parecer genuíno porque pode usar cabeçalhos ou modelos de empresas ou contas nas quais você é membro, como seu banco, por exemplo. Em seguida, você fornecerá suas informações de acesso a essas pessoas, que as usarão para entrar em sua conta. Você deve aprender como detectar um golpe de phishing e se proteger.
- Certifique-se de que o site ou e-mail que você está vendo é autêntico. Os golpes de phishing podem fazer com que ele se pareça com o site do seu banco ou usar cabeçalhos de e-mail de empresas legítimas. Eles podem usar os gráficos e o formato exatos que você pode facilmente fazer pensar que está olhando para o objeto real. Verifique se o URL é o endereço correto correspondente ao site legítimo.
- Não clique imediatamente nos links sem verificação. Links podem ser colocados no e-mail para você clicar, redirecionando-o para um site que deseja que você insira suas informações nos campos fornecidos. Os golpes de phishing podem vir na forma de e-mails urgentes, nos quais você terá que atualizar suas informações no site de uma suposta empresa confiável. Ele pode conter uma mensagem para verificar sua conta ou um novo procedimento de segurança.
- Obtenha verificação da empresa diretamente ligando para eles. Tente obter o número da empresa off-line. Se for do seu banco, encontre seus extratos antigos ou procure nas páginas amarelas o número de telefone do seu banco e pergunte sobre o e-mail que você acabou de receber, supostamente dele.
Queda de área
Suas informações pessoais ou dados de acesso podem ser roubados por meio de golpes de phishing. Sempre tente verificar diretamente pelo telefone ou se eles têm filiais ou divisões em sua área, apareça e pergunte sobre o e-mail que você recebeu.
Dicas rápidas:
Métodos mais recentes
Acesse sites anti-phishing e mantenha-se atualizado sobre os métodos mais recentes que eles podem usar para roubar informações.
Arme-se com um programa anti-phishing.
Links Úteis:
Denuncie sites fraudulentos à SEC:
(http://sec.gov/complaint.shtml)
Software anti-phishing:
(http://filterguide.com/antiphishing.htm)