Você tem medo de que seu filho seja explorado online através do MySpace? Você não está sozinho; como pais em todo o mundo ficaram chocados com quantos predadores sexuais infantis relatados foram retirados do MySpace em julho de 2007. Se você estivesse se perguntando quantos desses possíveis infratores eram, o número era de 29.000. Isso era apenas para aqueles infratores que usaram seus nomes verdadeiros. Pode haver mais outros, que têm usado pseudônimos. Dois anos depois, os criminosos sexuais se tornaram mais inteligentes e astutos em seus atos.
Aqui estão alguns guias sobre como você e seu filho podem aprender a se divertir no MySpace.
Instale um programa de filtragem de sites. Embora adolescentes e crianças mais velhas possam ter conhecimentos de tecnologia o suficiente para contornar essas coisas, ainda é melhor instalá-los para o caso. Aqui estão apenas alguns deles:
PC Tattletale (http://pctattletale.com/): um programa keylogger que permite verificar o que seu filho postou. Isso pode incluir até senhas de contas.
I Am Big Brother (http://iambigbrother.com): esta é outra ferramenta de keylogger que literalmente registra tudo o que seu filho fez no computador, seja online ou offline. Você pode até mesmo visualizá-lo de outro computador - enquanto você está no trabalho, por exemplo.
K9 Web Protection (http://www1.k9webprotection.com/): este é um programa de filtragem gratuito que também permite que você programe quanto tempo seu filho deve ficar online.
Defina regras, mas não seja muito restritivo. Dizer às crianças que o computador está fora dos limites só vai deixá-las mais curiosas e, eventualmente, experimentá-lo fora de casa, onde não há controle dos pais. Portanto, permita que eles usem o computador e fiquem online, mas com regras definidas.
Coloque o computador em uma área onde todos possam visualizá-lo facilmente. As crianças (e até mesmo os adultos) acharão difícil fazer qualquer coisa ilegal quando sabem que podem ser vistos por todos.
Converse com seus filhos sobre privacidade na Internet. Nomes reais, idades, endereços residenciais, números de telefone e qualquer coisa pessoal não devem ser postados online, pois "pessoas más" irão facilmente encontrar esses nomes e podem perseguir crianças na vida real.
Quando você vê crianças minimizando suas janelas de repente quando as pessoas se aproximam do computador, elas geralmente estão escondendo algo. Confira!
Conheça a página do MySpace do seu filho. Isso serve para verificar não apenas como ele está se comportando online, mas também permite que você verifique as atividades de seus amigos.
Explique a eles que também é sua responsabilidade como pai monitorar suas atividades online. Isso é para garantir sua segurança no mundo selvagem da web.
Se você suspeita que seu filho sairá para ver um amigo do MySpace em uma reunião física, insista em vir junto, por precaução. Se foi um adulto que entrou em contato com seu filho, desabilite totalmente o encontro.
Página de rede social
O importante aqui é ser inteligente ao usar a página de rede social. Predadores online tendem a se passar por crianças tentando fazer amizade com seus filhos. Uma regra prática é nunca fazer amigos online com pessoas que não sejam seus amigos na vida real.