Como obter acesso aos melhores artigos sobre educação de 2009 em todo o mundo?
Manuel Padrão Filho
• 4 min de leitura
Informação e educação nunca antes estiveram tão acessíveis para tantas pessoas, e é prático tirar proveito disso o máximo que pudermos. Então, como podemos obter acesso aos melhores artigos de educação de hoje em todo o mundo? Vejamos algumas diretrizes simples:
Plano. A educação é um tópico muito amplo e, portanto, você deve avaliar exatamente qual aspecto dela deseja examinar mais a fundo. Por exemplo, você é professor? Talvez você esteja interessado em pesquisar técnicas inovadoras de ensino. Se for assim, pesquise de acordo. Se você é um estudante e deseja pesquisar informações pertinentes sobre, digamos, sua tese, use palavras-chave inteligentes em sua pesquisa. Esta diretriz é importante para que você evite ficar sobrecarregado com muitas informações e se perder seguindo links para diferentes sites, alguns dos quais podem acabar sendo irrelevantes de qualquer maneira.
Ramo relacionado
É aconselhável que você divida sua pesquisa em um esboço viável. Siga este plano. Não permita que sua busca vagueie. Se por acaso você se deparar com um ramo de tópicos de alguma forma relacionado que não está incluído em seu esboço preparado, anote-o e procure-o outro dia.
Faça alguma pesquisa inteligente. Com tanta informação disponível na Internet, novamente você pode se surpreender, não apenas pelo número, mas também pela diversidade que ele oferece. Use seu julgamento e bom senso para ver se o que você está lendo é confiável ou não. Aqui estão algumas diretrizes:
Procure sites de escolas e universidades confiáveis. Normalmente, esses sites não contêm apenas informações sobre suas escolas, mas também fornecem links para artigos educacionais escritos por seus professores e ex-alunos. Se um artigo for afiliado a uma instituição confiável, provavelmente as informações nele contidas também serão confiáveis.
Verifique a consistência. Pesquise diferentes artigos sobre o mesmo tópico e veja se os dados basicamente se apoiam uns aos outros.
Considere a atividade do site, data, autoria. Muitas pessoas visitam este site? Se houver um fórum disponível, verifique a contagem de membros e a atividade. Quando foi a última atualização? Isso também é importante. Você deseja ver artigos recentes e oportunos. Quem escreveu isso? Talvez seja um profissional de quem você já ouviu falar e cujo trabalho é constantemente usado como referência por outros especialistas da área. Levando esses detalhes em consideração, você seria capaz de limitar sua pesquisa de forma eficaz apenas a sites confiáveis.
Membro confiável do corpo docente
Peça conselhos de seus mentores. Se você é um estudante universitário, por exemplo, sinta-se à vontade para abordar seu orientador ou um membro do corpo docente de confiança sobre artigos educacionais que podem ajudá-lo em seus estudos. Eles provavelmente ficarão felizes em ajudá-lo; um benefício periférico para isso é que seu professor perceberia que você é um aluno motivado com a iniciativa de aprender por conta própria. Isso pode lhe render pontos de brownie e até mesmo aumentar suas notas um degrau.
Se você é um profissional, peça a seus chefes recomendações de artigos educacionais que os ajudaram em suas próprias carreiras. Lembre-se de que geralmente as pessoas ficam satisfeitas quando lhes pedem a opinião, e você também pode dar a entender que as admira o suficiente para querer saber o segredo do sucesso delas. Novamente, um benefício periférico.
Obtenha recomendações de seus colegas. Desta vez, fale com seus colegas sobre suas recomendações. Isso é especialmente verdadeiro se você trabalha ou estuda a mesma área que eles. O boca a boca, especialmente dentro da sua comunidade e do seu escopo de experiência, geralmente ajuda.
Visite bibliotecas públicas
Inscreva-se em revistas educacionais confiáveis. Antes de assinar, visite bibliotecas públicas e verifique seu estoque de revistas educacionais. Navegue por eles e veja quais títulos são mais relevantes para você. Depois, vá em frente e peça um para você.
Você também pode se inscrever em sites educacionais e receber e-mails e atualizações deles gratuitamente.