Motivando Alunos: Estratégias de Ensino para a Aprendizagem dos Alunos

Cada sala de aula consiste em uma ampla gama de alunos
Cada sala de aula consiste em uma ampla gama de alunos e cada um deles traz diferentes estilos de aprendizagem, interesses e experiências de vida.

Ensine de forma mais eficaz com essas técnicas

Motivar os alunos é um desafio que todos os professores enfrentam. Cada sala de aula consiste em uma ampla gama de alunos e cada um deles traz diferentes estilos de aprendizagem, interesses e experiências de vida. Isso é o que torna cada sala de aula única e especial. Existem várias maneiras de os professores aproveitarem os estilos de aprendizagem individuais e os interesses dos alunos, tornando a aprendizagem mais divertida e significativa ao mesmo tempo. Uma excelente maneira de começar é ter fortes habilidades de gerenciamento de sala de aula; você pode refinar seus talentos naturais nessa área seguindo as dicas encontradas em Retire essa aula.

Aqui estão algumas idéias de ensino sobre como motivar os alunos:

Expectativas. Os professores devem estabelecer objetivos razoáveis para cada lição que permita que seus alunos progridam na sala de aula. Espere que eles atinjam os objetivos e eles o farão. Estudos mostram que os alunos alcançam taxas mais altas quando os professores têm grandes expectativas em relação a eles.

Inspirador. Mantenha a atmosfera da sala de aula positiva e edificante. Um ambiente alegre e motivador alimentará a necessidade intrínseca dos alunos de ter sucesso em seus empreendimentos.

Louvar. O reforço positivo é um método testado e comprovado de ensino de novos materiais. Certifique-se de que os alunos saibam que fizeram um bom trabalho. Por exemplo, você pode dar recompensas ou adesivos para pontuações altas em testes.

Variação. Como todos aprendem de maneira diferente, você precisará variar os meios pelos quais os alunos ganham recompensas. Observe todos os aspectos da sala de aula ao criar maneiras de recompensar os alunos. Isso inclui pontuações de testes, aulas diárias e até mesmo comportamento.

Sucesso. Motive os alunos, mostrando-lhes que podem ter sucesso na sala de aula. Os professores podem diferenciar o ensino para atender às necessidades dos alunos, ajustando o trabalho da classe correspondente aos níveis apropriados. O trabalho em classe pode ser modificado de várias maneiras: tarefas encurtadas, tempo de resposta extra ou atividades de enriquecimento.

Relevância. Mostre aos alunos como o que eles estão aprendendo é importante na vida real. Esta é uma das técnicas de motivação mais eficazes, especialmente para alunos mais velhos, pois confere significado e propósito ao seu trabalho árduo. Oriente-os a discutir o novo material e permita que os alunos utilizem suas próprias experiências para enriquecer e compreender o novo material.

Motivar os alunos com as recompensas listadas acima é particularmente eficaz para os alunos mais jovens
Motivar os alunos com as recompensas listadas acima é particularmente eficaz para os alunos mais jovens.

Perguntas envolventes. Comece com perguntas que farão os alunos falarem. Incentive os alunos a discutir o tópico trazendo o que sabem sobre o assunto para a discussão em sala de aula. Esclareça quaisquer dúvidas que surjam, incentivando-os a falar uns com os outros primeiro e expandir seus conhecimentos pré-existentes.

Solução de problemas. Ensinar os alunos a superar desafios é outro fator importante para mantê-los motivados. Se eles tiverem as habilidades para lidar com os problemas que encontrarem, conseguirão mais. Uma maneira de fazer isso é encorajar os alunos a fazerem perguntas quando não tiverem clareza sobre o novo material.

Trabalho em equipe. Este é um dos fatores mais importantes para motivar os alunos. Quando eles trabalham juntos para ter sucesso em um objetivo comum, isso os ajudará a se relacionar e trabalhar bem juntos no futuro. Ter essa coesão na sala de aula aumentará a produtividade dos alunos e tornará o ambiente de ensino mais positivo.

Incorpore diferentes estilos de aprendizagem. Use uma variedade de estratégias de ensino em sala de aula para facilitar a aula. As discussões em sala de aula consistem na aprendizagem de todo o grupo. O aprendizado cooperativo em grupo permite que os alunos trabalhem juntos em tarefas em pequenos grupos. A instrução direta permite que os professores modelem as tarefas das aulas primeiro, para que os alunos possam trabalhar de forma independente em suas mesas.

Recompensas e privilégios. Recompensas e privilégios são ótimas ferramentas motivacionais para o trabalho árduo. Os professores podem usar vários deles para motivar a participação dos alunos. Exemplos de privilégios ou recompensas são os seguintes:

  • O almoço com a professora permite que os alunos voltem para a sala de aula e almoçam com a professora.
  • O tempo extra no centro permite que os alunos tenham mais alguns minutos em um laboratório de informática.
  • Festas de pizza ou lanches podem ser oferecidos como incentivos.
  • Uma economia baseada em tokens é um ótimo sistema de recompensa que permite aos alunos ganhar pontos ou "tokens" que podem ser trocados por prêmios, como lápis ou blocos de notas.

Motivar os alunos com as recompensas listadas acima é particularmente eficaz para os alunos mais jovens.

Removendo barreiras ao aprendizado. Outra forma de motivar os alunos é remover os obstáculos que os impedem de aprender. Mesmo com a motivação adequada, um aluno que se depara com uma barreira que não tem as ferramentas de aprendizagem para superar não terá sucesso e perderá a motivação devido a essa falta de sucesso. Passe algum tempo na sala de aula removendo obstáculos educacionais para que eles possam aprender e crescer. As seguintes barreiras à aprendizagem são fatores que afetam a motivação.

  • Comunicação. Alunos e professores precisam comunicar suas necessidades uns aos outros. Ter linhas de comunicação abertas com seus alunos fará uma grande diferença ao tentar motivá-los a fazer seu trabalho.
  • Ambiente seguro. Seus alunos aprenderão melhor em uma sala de aula sem detritos. Mantenha a sala arrumada, com a ajuda dos seus alunos! Exigir que limpem sua própria área da sala de aula também os ajudará a sentir que estão contribuindo para o grupo.
  • Acomodações. Alguns alunos terão limitações. Depois de comunicados, você vai querer contornar o problema. Fazer pequenas mudanças para ajudar os alunos a aprender irá mantê-los motivados. Por exemplo, alguns alunos podem precisar de uma tesoura para canhotos na sala de aula para concluir seu trabalho.
  • Assentos. Planeje a disposição dos assentos de modo que todos os alunos tenham a mesma capacidade de reter o novo material. Alguns alunos aprendem melhor quando estão na frente da classe, em vez de nos fundos, onde se distraem facilmente. Certifique-se de que os alunos estão sentados para um aprendizado ideal.
  • Regras. Regras claras fornecem aos alunos um sistema seguro e confiável para trabalhar. Coloque as regras da aula em um local bem visível. Reveja as regras com os alunos no início do ano. Em seguida, certifique-se de que eles estejam colocados onde os alunos possam olhar para eles a qualquer momento.

Existem muitas maneiras de motivar os alunos. Mais importante ainda, os professores podem mostrar aos alunos que eles podem ser ótimos alunos. Ao atender às várias necessidades dos alunos em cada sala de aula, os níveis de aproveitamento aumentam e também sua motivação positiva.

Artigos relacionados
  1. O que é cromatografia líquida?
  2. Como obter bolsas para escola particular?
  3. Ensinando habilidades de vida para crianças com necessidades especiais
  4. Porque matemática: aqui está como fazer multiplicação
  5. Como criar um portfólio de professores?
  6. Como ensinar fatos de matemática para crianças?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail