Existem muitos provedores de serviços de Internet que colocaram limites mensais artificiais sobre a quantidade de dados que um usuário comum pode baixar ou enviar, geralmente devido ao fato de que o chamado "pipeline" usado para transferir dados em uma determinada área pode ser obstruído por usuários de largura de banda pesada, deixando que outros experimentem um serviço de Internet significativamente mais lento. Recentemente, o provedor de serviços a cabo e de Internet Comcast colocou seus próprios limites de largura de banda em seu serviço regular de Internet de classe de consumidor. Isso não afetará alguém que usa sua conexão de internet apenas para verificar e-mails e navegar em sites simples, mas o limite terá um efeito sobre aqueles que usam suas conexões paranavegue em sites com muitos gráficos e baixe regularmente filmes, músicas e outros materiais com tamanhos que ultrapassam 700 MB ou mais. Um downloader frequente pode atingir esses limites artificiais, fazendo com que os provedores de serviços de Internet avisem ou suspendam o serviço de Internet. Alguns provedores de serviços de Internet até cobram mais se você exceder o limite mensal.
Sistemas operacionais Microsoft Windows
Limitando a largura de banda da Internet e as velocidades podem ser uma forma eficaz de evitar esses limites, especialmente se você estiver gerenciando uma rede doméstica e não puder policiar pessoalmente a quantidade de largura de banda que os outros usam. Para se ter uma ideia de como limitar a largura de banda da Internet e as velocidades de download, é uma boa ideia primeiro medir a quantidade de largura de banda que está sendo usada. Existem vários programas que são feitos para controlar o uso da largura de banda e também para avisá-lo se você chegar perto do limite do seu provedor de serviços de Internet. BitMeter é um monitor de largura de banda leve e gratuito compatível com a maioria dos sistemas operacionais Microsoft Windows. O BitMeter permite que os usuários monitorem visualmente o uso da largura de banda, exibindo um gráfico de rolagem que mostra as velocidades de upload e download em um determinado período de tempo. O BitMeter também pode ser configurado com alertas de áudio,no caso de você se aproximar de seu limite de largura de banda ou se sua conexão ficar offline ou ficar mais lenta abaixo de uma determinada velocidade.
A próxima etapa é limitar a largura de banda da Internet e as velocidades de download. Alguns dos novos modelos de roteadores com e sem fio têm a capacidade de limitar a largura de banda ou podem ser atualizados com firmware que pode desbloquear ou adicionar esses recursos. Essas funções geralmente fazem parte do gerenciamento de largura de banda ou grupo de qualidade de serviço (QoS) em um roteador. Existem também programas de software que podem monitorar e limitar a largura de banda, mas algumas dessas soluções só funcionam efetivamente em um único computador. Softwares como o NetLimiter precisam ter várias cópias mantidas em várias máquinas, tornando-se tedioso para trabalhar regularmente.