Como compreender a intensidade do campo magnético?
Kyara Rodrigues de Batista
• 3 min de leitura
Desde 1600 DC, quando William Gilbert colocou seu gênio científico na escrita, criando um dos livros mais admirados da história, o De Magnete, muitos cientistas abraçaram o campo do magnetismo como um campo de grandes possibilidades. Os campos magnéticos funcionam em torno do princípio dos materiais magnéticos e das correntes elétricas e seu efeito em outros materiais com características magnéticas e elétricas. Um campo magnético em qualquer ponto é especificado por uma direção e uma magnitude, como tal, é um campo vetorial. A força do campo magnético é a medida da intensidade do campo magnético.
Existem vários fenômenos físicos e processos simples na física que podem mostrar como um campo magnético funciona. Um exemplo simples é uma bússola. Quando o pólo de uma bússola é colocado próximo ao pólo norte de um ímã, a agulha aponta para longe dessa direção e vice-versa. Esse efeito é comumente identificado na física magnética como "pólos opostos se repelem, pólos semelhantes se atraem ". Um experimento físico típico que você pode ter feito no colégio é colocar obturações de ferro em uma linha de campo magnético. Como as obturações de ferro têm características magnéticas, imagine o quanto isso seria afetado em uma linha de campo. Este experimento revela visualmente como as linhas de campo são alteradas no processo devido à magnetização das obturações de ferro. As auroras polares, que são faixas de luz criadas no campo magnético da Terra, também provam o mesmo.
Fluxo magnético denominado expresso
Ao falar sobre a força do campo magnético, você deve entender como funciona a densidade do fluxo magnético. Como os campos magnéticos podem ser visualizados como linhas magnéticas, você pode determinar facilmente sua intensidade observando a densidade das linhas. Isso torna a força do campo magnético. O número total de linhas que emanam do campo magnético que penetra em uma determinada área é chamado de fluxo magnético expresso em tesla metro quadrado ou weber (Wb). Esta densidade de fluxo magnético é diretamente proporcional à corrente elétrica medida em amperes e diminui à medida que se afasta de uma linha de corrente.
A intensidade do campo magnético é uma forma de segregar as influências magnéticas externas de diferentes materiais magnéticos. Por exemplo, quando colocado próximo a campos magnéticos, um material magnético com seu próprio campo magnético interno interfere nas linhas de campo magnético existentes. Visto que existirão dois conjuntos de linhas de campo magnético, os cientistas devem encontrar uma maneira de saber quais linhas de campo vêm de qual material. É aqui que surge a força do campo magnético, representada por H na equação B = μ0 (H + M).
O campo magnético se tornou uma ciência complexa e abrangente, pois tem sido o ponto focal em algumas das ciências mais avançadas que temos hoje. Entre os campos que usam as teorias de magnetismo e campos magnéticos estão motores elétricos, dínamos, bobina de Helmholtz, filme de visualização de campo magnético, bobina de Maxwell, tubo de Teltron e campo magnético estelar. Além disso, tem sido associada a diferentes equações matemáticas e leis, como a lei de Ampère, a lei de Biot-Savart, a helicidade magnética e as equações de Maxwell.