A lei da gravitação nos diz que existe um grande ímã da Terra que nos atrai a todos para o nosso planeta. Essa é a razão pela qual não caímos no espaço sideral. Mas a descoberta do ímã da Terra não apenas explicou por que a maçã cai. Também abriu nossa compreensão do mundo dos campos magnéticos. Na verdade, nosso mundo quase gira em torno de diferentes tipos de força magnética. Não é à toa que agora existem fios magnéticos para rádios, bobinas magnéticas de loop na eletrônica e até terapia com ímãs na medicina.
Para as pessoas comuns, apenas as aplicações do campo magnético e do sensor magnético importam. Mas por uma questão de saber, você também ficou intrigado sobre como um campo magnético é calculado? Por meio de um sensor magnético, podemos determinar a presença e medir a velocidade e a força de um campo magnético. Sempre podemos deixar os sensores fazerem seu trabalho. Mas calcular a força em um campo magnético é possível com a fórmula criada.
Na verdade, diferentes fórmulas para calcular um campo magnético são usadas em várias condições:
1. Um campo magnético é produzido por causa de uma corrente contínua e infinita de filamento.
B = µo i / 2π r
Nesta fórmula o B representa o campo magnético, r representa o raio em metros, i representa a corrente presente no fio, medida em amperes, e o µo é um valor de permeabilidade constante igual a 1,26x10-6 H / m.
2. O campo magnético é produzido dentro de uma linha reta infinita e possui um solenóide de núcleo de ar.
B = µo em
Ainda assim, B representa o campo magnético produzido dentro do solenóide. O µo ainda é o valor constante 1,26x10-6 H / m, i é para a corrente presente no fio, medida em amperes, en é quantas voltas o fio pode dar a cada unidade de comprimento do solenóide. Isso é medido em 1 / metro.
Nesta fórmula especial, a direção do campo deve ser paralela ao eixo do solenóide e não deve haver campo magnético presente fora do solenóide.
3. Um campo magnético produzido dentro de um núcleo de ar, composto por uma bobina toróide.
B = µo iN / 2π r
OB ainda representa o campo magnético enquanto r representa o raio medido em metros. O valor constante mencionado ainda é o que o µo está representando. A corrente presente nos fios, medida em amperes, é oieo N é o número de voltas que o fio toróide pode dar.
4. Força de campo magnético criada usando a corrente de um loop circular.
Símbolos semelhantes discutidos acima ainda funcionam da mesma forma para esta fórmula, apenas que b está representando o raio do loop circular, enquanto z representa a distância do plano do loop ao ponto do loop.
Se você não gosta de matemática, certamente irá pular esta página e não ousará entender o significado desses símbolos. Mas, quer você conheça essas fórmulas ou não, os cálculos que as utilizam ainda são importantes para nós, como humanos.
Você não é obrigado a memorizar isso - deixe a fórmula para o especialista. Pelo menos agora, você tem uma pequena compreensão de como a força em um campo magnético é calculada por meio dessas fórmulas. E é bom saber algo fora do comum.