Iniciando Escolas Privadas: Desenvolva um Sistema de Gestão Escolar
Tatiana Victória Fonseca de Co
• 4 min de leitura
Crie um ambiente escolar eficaz e de apoio
Os benefícios de uma escola particular são muitos. Uma escola particular costuma oferecer turmas menores, um currículo mais individualizado e interação frequente entre pais e professores. Começar um pode parecer uma tarefa difícil, mas aqueles que se esforçam para enfrentar o desafio encontrarão muitas vantagens ao longo do caminho.
Essas dicas o ajudarão a aprender como iniciar uma escola.
Reúna um comitê - Uma pessoa não pode fazer isso sozinha. Um comitê de planejamento deve ser formado e composto por líderes comunitários, professores, pais e cidadãos interessados. Este comitê pode precisar formar subcomitês para enfocar em áreas individuais, como orçamentos escolares, empregos, matrículas, instalações, etc. Uma vez que o comitê tenha sido formado, os membros podem se reunir periodicamente para discutir metas e realizações ao longo do caminho. Se você deseja ter uma das melhores escolas particulares, o comitê deve continuar a se reunir depois que a escola for aberta.
Decida o tipo de escola - Antes que uma escola particular possa ser iniciada, uma meta ou visão deve ser definida. Em que tipo as pessoas estão interessadas? O jardim de infância da escola vai até a décima segunda série ou se concentrará apenas nas séries do ensino fundamental? A escola será afiliada a uma filosofia educacional, como Montessori, ou será associada a uma denominação religiosa? A escola será uma escola diurna ou um internato? Essas perguntas devem ser respondidas antes que qualquer planejamento possa ser iniciado, porque essas decisões determinarão como o ambiente escolar será desenvolvido.
Olhe para outras escolas - Uma das melhores maneiras de começar uma escola particular é olhar para outras escolas com objetivos e corpos discentes semelhantes. Os membros do comitê devem estudar vários outros modelos de escolas particulares, prestando muita atenção nas áreas de sucesso e nas áreas de fracasso. Dê uma olhada em como a administração escolar também está configurada. Os membros podem então relatar ao resto do grupo suas descobertas. As ideias podem ser formadas com base nesta pesquisa.
Desenvolva um plano - Uma vez que o tipo de escola foi decidido e as escolas modelo foram revistas, é hora de desenvolver um plano para a implementação e gestão. Este plano deve incluir muitas áreas, incluindo orçamento escolar, instalações, corpo docente e funcionários e corpo discente. Atenção especial deve ser dada ao orçamento, tendo em mente que sempre haverá despesas ocultas que irão aparecer a qualquer momento. É imperativo que um sistema eficaz de gestão escolar seja implementado o mais rápido possível.
Verifique os regulamentos estaduais - Os responsáveis pelo desenvolvimento e gestão de uma escola privada devem estar em contato constante com várias organizações estaduais. A secretaria estadual de educação deve ser notificada, e pode haver leis de incorporação que também devem ser seguidas. A organização ou comitê deve contratar um escritório de advocacia para lidar com as questões jurídicas que continuarão a surgir.
Solicite fundos - Iniciar uma escola particular pode ser extremamente caro. No entanto, em muitos casos, existem fundos federais disponíveis para ajudar com os custos. As indústrias privadas também podem estar dispostas a adotar a escola, fornecendo equipamentos e suprimentos extras e doando dinheiro para várias necessidades.
Recrutar alunos - Uma vez instalada a escola, os alunos devem ser informados de que as suas portas se abrirão em breve. Publicidade e boca a boca são ótimas maneiras de espalhar a palavra. A escola também deve considerar hospedar uma visitação pública e convidar a comunidade para conhecer as instalações e conhecer a equipe. Os anúncios devem ser colocados dentro e ao redor da comunidade, em jornais locais e também em outras mídias. Esses anúncios podem mostrar por que os alunos devem pensar em estudar em escolas particulares - especialmente esta.
Por fim, antes que a escola esteja pronta para abrir suas portas, o corpo docente e os funcionários devem estar prontos para atender os alunos e apresentar uma atitude positiva e criativa que deve ser mantida durante toda a existência da escola e na comunidade.