Como viver uma vida produtiva como uma pessoa bipolar?
Kelly Assunção
• 4 min de leitura
Existem muitos tipos de pessoas neste mundo, e isso além das diferentes personalidades que cada um de nós desenvolve ao longo dos anos. Muitos também desenvolvem doenças relacionadas à mente. Este artigo é para os próprios bipolares ou para qualquer pessoa que esteja morando com qualquer pessoa bipolar na mesma casa.
Pessoas bipolares são rotuladas e descritas como pessoas que pensam, reagem, fazem e falam o que pensam nos níveis mais extremos - do mais gentil ao mais cruel, do mais doce ao mais enfadonho, do mais engraçado ao mais sério, e até mesmo do mais silencioso ao ser o mais alto. Esses são apenas alguns exemplos das diferentes maneiras extremas pelas quais essas pessoas bipolares podem se manifestar com apenas um estalar de dedos quando estão passando por momentos maníaco-depressivos. No entanto, ao não passar por esses episódios maníaco-depressivos, você verá que eles são como qualquer pessoa normal por aí. Leia o resto do artigo para ver como você pode viver uma vida produtiva como uma pessoa bipolar, ou como você pode viver uma vida produtiva mesmo com uma pessoa bipolar na mesma casa.
Estar ciente. Com qualquer coisa que escolhemos fazer, é sempre melhor ser educado e mais consciente. Isso nos permite estar mais preparados e confortáveis caso algo inesperado aconteça. O mesmo acontece com ser uma pessoa bipolar e / ou viver com uma pessoa bipolar. Leia os muitos artigos abundantes na Internet, ou você pode optar por marcar uma consulta com um especialista em sua instituição de saúde próxima. Quanto mais informações você tiver sobre diferentes coisas sobre as pessoas bipolares, melhor você poderá lidar com você mesmo ou com a pessoa afetada com quem vive.
Conheça a si mesmo. Pessoas bipolares nem sempre são bipolares 100% do tempo. Quando não estão no modo maníaco-depressivo, eles são muito normais e expressam seus pensamentos e sentimentos como qualquer pessoa normal faria. Aproveite este tempo para se entender melhor ou a pessoa bipolar com quem você está vivendo. Pergunte com gentileza, deixando-o saber que sua intenção é poder ajudar a lidar melhor com a doença, porque você o ama e se preocupa. Durante os modos maníaco-depressivos, certifique-se de observar o que é infligido e anote os padrões importantes que surgem com os desenvolvimentos que desencadeiam os modos maníaco-depressivos.
Assistência médica. Como você está sempre esperando o inesperado, é aconselhável consultar e contratar as diferentes instituições médicas nas proximidades para garantir a sua segurança e a das vítimas. Isso também evitará qualquer pânico e eventuais problemas que possam surgir durante os ataques maníaco-depressivos. Também vale a pena buscar qualquer seguro médico que trate diretamente das necessidades das pessoas afetadas.
Sistemas de suporte. Em todas as doenças e enfermidades, o paciente sofre mais quando se sente sozinho. Muitos casos têm demonstrado e comprovado que quando o paciente recebe muito apoio dos pais, médicos e até mesmo co-pacientes, eles tendem a desenvolver uma perspectiva de vida mais feliz, tornando-os mais fortes e capazes de lidar com quaisquer deficiências ou convulsões causados por suas doenças. Ter sistemas de suporte muito bons diminui os medos e ansiedades que podem surgir. Ressalta-se também que tanto os infligidos quanto os companheiros de casa conseguem descansar o máximo que podem, pois lidar com esse tipo de doença não é apenas exigente fisicamente, mas também desgastante mentalmente.