A economia política é um assunto amplo, que se sobrepõe aos domínios da política e da economia. Definido de forma simples, é como a economia é afetada pela política de uma nação ou estado e vice-versa. Ele rastreia o consumo, a distribuição e a produção de bens e sua relação com o governo e a lei.
Ofertas de ciência política
O estudo da economia política pode ser feito com várias abordagens diferentes. Embora se concentre no estudo das relações políticas e econômicas, também pode ser aplicado em outras disciplinas. A ciência política lida com o mercado político. Envolve o estudo da educação política em relação aos sistemas econômicos do governo. A economia política também é usada no estudo da história. Ele enfatiza a importância de aprender com os interesses econômicos do passado. Mostra também como isso afetou e beneficiou a situação atual. As ciências sociais como a sociologia usam o estudo da economia política para aprender sobre o desenvolvimento da economia socioeconômica do homem.
Economia política internacional ou IPE é o estudo da economia política em termos das diferenças no comércio e nas políticas. Também se concentra em diferentes políticas estaduais relativas à receita política e à economia da sociedade.
Aqui estão algumas escolas que oferecem o estudo de economia política:
Centro de Estudos de Economia Política. O Hampden-Sydney College estabeleceu um centro para alunos merecedores que desejam estudar Economia Política. O centro oferece bolsas de estudo e aulas especiais para alunos de graduação. O curso oferece bolsas acadêmicas e orientação aos alunos por meio do patrocínio de palestras públicas sobre o papel do governo na sociedade. O estudo também enfatiza a relação do governo com seu povo em termos de fundamentos econômicos, políticos e sociais.
Centro Gus A. Stavros. A Florida State University sob o College of Social Sciences oferece um programa de estudo de economia política. É denominado SPEFE ou Estudo de Economia Política e Livre Empresa. O programa centra-se na pesquisa e compreensão das políticas de livre iniciativa. Ele também enfatiza a pesquisa sobre economia política. Ele examina a importância de uma infraestrutura política eficiente para um estado econômico estável.
Centro de Estudos de Economia Política (CSPE). A Universidade de Manchester criou um centro para oferecer aos alunos a oportunidade de estudar economia política. O CSPE reuniu mais de 70 colegas dos departamentos de Ciências Sociais, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Negócios e Jurídico da Escola. Isso é para facilitar uma abordagem excelente no estudo da área. O centro também possui um centro de pesquisa que é usado para discutir questões importantes relacionadas à economia em constante mudança.
Programa de Estudos em Democracia, Instituições e Economia Política (DIPE). A Duke University oferece um programa chamado DIPE. O programa concentra-se em quatro campos. São eles: Democratização e Democracia, Instituições e Organizações, Política Internacional e Comportamento Cultural. O programa também financia conferências e seminários sobre trabalhos publicados de seu próprio departamento de ciência política. Também incentiva todos os membros do corpo docente a participarem de todas as atividades do programa.
Se você está interessado nas relações entre política e economia, saber mais sobre essas diferentes escolas pode ajudar na escolha de onde estudar economia política.