A destilação a vapor doméstica é usada para separar compostos voláteis ou orgânicos que seriam alterados pelo calor (como óleos essenciais). Ele faz isso forçando o vapor através da substância, diminuindo assim o ponto de ebulição efetivo do composto a ser destilado. Vamos examinar uma maneira simples de criar seu próprio sistema de destilação a vapor doméstico.
Destilação a vapor funciona
Primeiro, você precisa entender como funciona a destilação a vapor. O vapor é gerado em um recipiente selado (a caldeira) adicionando calor à água e, em seguida, flui para um recipiente separado por meio de um tubo. É importante que esses dois recipientes sejam separados, pois o calor usado para gerar o vapor pode decompor os óleos essenciais que você está tentando destilar. Depois de passar pelo material original, o vapor passa por um condensador que usa água para resfriar o vapor. O que resta é um destilado condensado.
Os sistemas de destilação a vapor caseiros vêm em muitas formas. O mais simples é uma panela de água fervente totalmente coberta por uma tampa invertida. Dentro da panela há uma rede ou peneira para manter a substância separada da água e um copo para coletar o destilado de onde escorre da alça da tampa, que está cheia de gelo para resfriar o vapor. Não pode ser usado para destilar muito e a qualidade não é muito boa. No entanto, você pode construir um sistema de destilação a vapor doméstico melhor com um pouco de trabalho.
Para construir uma caldeira, basta usar um bule de chá ou qualquer metal que possa ser selado para forçar a saída do vapor. Em seguida, construa uma coluna de tubo que tenha uma conexão na parte inferior para o vapor entrar e outra na extremidade oposta para o vapor escapar. Use acessórios para tubos que podem ser aparafusados e desaparafusados, porque você terá que ser capaz de abrir a coluna para preenchê-la com a substância ou mistura original.
Para o condensador em seu sistema de destilação a vapor doméstico, você desejará criar o que é conhecido como condensador de contrafluxo, porque é muito mais eficaz do que um condensador de água normal e não é muito mais difícil de fazer. Para construí-lo, selecione dois comprimentos de tubo com diâmetros diferentes para que um se encaixe dentro do outro. Em seguida, fixe os dois tubos juntos de forma que o vapor possa fluir pelo tubo interno, enquanto a água flua pelo tubo externo. O condensador de contrafluxo deve ficar em um ângulo durante a operação, em que a água flui para cima enquanto o vapor flui para baixo na direção do copo de coleta. Esta etapa pode ser complicada e exigirá tentativa e erro para eliminar vazamentos, mas uma vez feito isso, você tem seu destilador a vapor pronto usar.