Muitos jardineiros temem desnecessariamente cultivar sua flor favorita. Sim, as rosas têm a reputação de serem suscetíveis a doenças, mas geralmente é mais culpa do jardineiro quando os pobres buquês chegam com as fungadas hortícolas. Veja como evitar manchas pretas, bolor e outras doenças das rosas.
Plante para prevenir! Sempre localize rosas em áreas abertas e sem aglomeração, onde as plantas receberão muito fluxo de ar. Isso significa não ir direto contra uma casa ou outra estrutura, e não em uma área onde arbustos estão bloqueando o fluxo de ar pela paisagem.
O sol da manhã é o nº 1! As rosas DEVEM ser posicionadas onde receberão os primeiros raios do sol da manhã. Um pouco de sombra à tarde é bom - e até preferível quando nos mudamos para regiões mais quentes, mas as plantas precisam ter o sol da manhã para secar o orvalho da manhã o mais rápido possível. Rosas que precisam esperar até 11h ou meio-dia para secar nunca serão saudáveis.
NUNCA podar no outono. A poda de outono é totalmente errada para todas as plantas. No outono, as plantas começam a adormecer, enviando toda a sua energia para "dormir" nas raízes. A poda estimula um novo crescimento, forçando assim as plantas a crescerem na direção oposta ao que a Natureza lhes diz. A poda no outono sempre estressa e enfraquece as plantas, e pode matá-las se uma onda de frio repentina congelar todo aquele suculento crescimento.
SEMPRE podar na primavera. Embora você possa podar suas rosas com segurança no auge do inverno ("poda dormente"), prefiro esperar até que o primeiro novo crescimento apareça na primavera, quando a diferença entre o crescimento saudável e o não saudável é mais óbvia. Quando esse novo crescimento aparecer, podar as pontas de todas as suas canas e, claro, remover todas as partes mortas, danificadas ou visivelmente doentes. Você não precisa limpar seus podadores com água sanitária ou outro material perigoso; apenas corte bem as áreas danificadas ou doentes, para um novo crescimento saudável. É melhor para a rosa e seus podadores nunca serão contaminados.
Livre-se dos esporos do ano passado. Depois de terminar a poda, limpe todas as mudas e remova e jogue fora toda a palha velha embaixo das rosas; está cheio de esporos de doenças à espera do tempo quente. Esta é a coisa mais importante que você pode fazer para prevenir doenças.
Em seguida, aplique cobertura morta contra a doença. NUNCA use casca desfiada, aparas de madeira, cobertura morta 'colorida' ou cobertura de borracha. Com as rosas, você quer uma polegada de composto de alta qualidade cobrindo o solo. Comece esta cobertura a alguns centímetros de distância da base das plantas e vá o mais longe que os pés mais distantes atingirem naquela estação. O composto irá prevenir ervas daninhas tão bem quanto aquelas outras coberturas (freqüentemente altamente problemáticas), e traz um benefício extra dramático: as criaturas vivas naquele composto irão lutar contra doenças de três maneiras diferentes. Eles tornarão a superfície do solo menos habitável para doenças, competirão com os organismos causadores de doenças por alimento e, na verdade, COMERão muitos dos esporos que explodem antes que possam se reproduzir.
Re-cobertura morta no meio do verão. Na metade da temporada, remova a cobertura morta do composto sob suas rosas e substitua-a por uma polegada nova para manter o poder de prevenção de doenças em seu pico. Você pode usar esse composto ao redor de outras plantas (não propensas a doenças), se desejar. Se você teve problemas persistentes com doenças no passado e / ou vive em um clima muito úmido, substitua esse composto mensalmente.
Poda durante todo o verão para manter as plantas abertas e sem aglomeração. O fluxo de ar é crítico. Tal como acontece com as árvores frutíferas, você deseja manter os centros das plantas abertos para que o ar possa circular por eles e criar um ambiente inóspito para doenças. Não tenha medo de estender a mão até o fundo e tirar algumas bengalas na base. E sempre corte em ângulo; a chuva se acumulará em um corte plano.
Água com sabedoria! Você não pode impedir a natureza de molhar as folhas de suas rosas, mas pode impedir que você o faça. Sempre água rosas na base; nunca molhe suas folhas. Água pela manhã, nunca à noite ou no calor do dia. E torná-lo uma rega profunda, não freqüente, chuviscos rasos. As raízes das rosas DEVEM secar entre as regas ou apodrecem. Não regue se a chuva for abundante e tente esperar uma semana entre as regas.
Variedades naturalmente resistentes a doenças? O lendário rosário Dr. Tommy Cairns diz que quanto mais velha a rosa, maior a probabilidade de ser resistente a doenças; que rosas com folhas cerosas sempre serão mais resistentes a doenças do que rosas com folhas de papel; e, estranhamente, quanto menor o crescimento da rosa, mais resistente ela deve ser.