As árvores frutíferas podem fornecer alimentos deliciosos e nutritivos, se tratadas adequadamente. Mesmo uma única árvore plantada em seu quintal renderá frutos comestíveis usando algumas dicas simples.
Molhe regularmente as raízes em água. A chuva geralmente fornece esse serviço, mas durante um período de seca, cabe a você umedecer amplamente o solo ao redor da árvore. As frutas precisam de muita água para ficarem suculentas e, embora a árvore possa coletar independentemente sua própria umidade por meio de suas raízes espalhadas, a irrigação regular pode ser útil, especialmente se a camada superficial do solo estiver seca.
Fornecimento de cobertura morta. A cobertura morta ajuda a hidratar o solo enquanto resiste ao crescimento de ervas daninhas. Comece arrumando o espaço a até 2,5 metros do tronco ao redor da árvore. Espalhe uniformemente a cobertura morta a uma profundidade de dez a quinze centímetros, enquanto cuidadosamente espaça-a a sessenta centímetros do tronco. Finalmente, coloque uma borda de pedra ao redor da cobertura morta para evitar que se espalhe.
Apare galhos não saudáveis. Esses ramos podem infectar outras pessoas com doenças ou pragas. Você também deve podar os galhos que entram em contato com outros galhos, reduzindo assim a tensão excessiva no metabolismo da árvore.
Controle de pragas e doenças. A melhor época para interromper uma infestação é no estágio inicial, antes que ela cresça fora de controle. Verifique regularmente as folhas e galhos aleatórios em busca de sinais de danos ou infecção. Use pesticidas durante o período de dormência como uma abordagem de longo prazo para combater as pragas. Você também pode borrifar óleo dormente por toda a árvore no inverno para sufocar qualquer praga remanescente ou seus ovos. As técnicas não tóxicas incluem a remoção manual de pragas ou nebulização das folhas e galhos com uma mistura de água e inseticida e sabão fungicida. Finalmente, nada se compara a fazer a sua prevenção de pragas desde o início, plantando variedades resistentes a pragas em seu solo.
Remova frutas imaturas. Este método melhora o tamanho do fruto e ilumina os ramos frutíferos para que não se partam. Deixe alguma distância entre frutas maiores, como maçãs e pêssegos; crescimentos menores, como cerejas e figos, não precisam ser diluídos. Árvores com um tronco central crescendo até o topo devem ser limpas de frutas que podem dobrar esse tronco.
Mantenha as abelhas por perto. As abelhas são os melhores polinizadores da natureza, o que encoraja as árvores a produzirem uma grande quantidade de frutas. Comece a apicultura não apenas para polinizar sua árvore, mas para gerar seu próprio suprimento de mel. Se a apicultura não estiver em seu futuro, você pode tentar enxertar ou polinizar manualmente as flores.
Resista à aplicação de fertilizantes. Somente quando você observar folhas de cores claras e crescimento deficiente, você deve usá-las. Use fertilizantes com alto teor de nitrogênio para árvores produtivas.
Permita que os frutos amadureçam enquanto ainda estão pendurados na árvore, dando-lhes o máximo de umidade e nutrientes internos até a hora de colhê-los. Não se surpreenda se sua árvore frutífera exigir apenas um cuidado mínimo, com apenas alguns toques para crescer da maneira correta exigida de sua parte.