Como decidir entre uma faculdade comunitária e uma universidade de quatro anos?
Melissa Rodrigues
• 4 min de leitura
Existem várias diferenças significativas entre faculdades comunitárias e universidades de quatro anos. Que tipo de escola é certa para você? Embora a resposta final dependa de muitos fatores diferentes que são específicos para você e sua situação, aqui estão alguns pontos gerais que devem ser mantidos em mente ao iniciar sua busca pela faculdade.
Fundos disponíveis. Decidir entre uma faculdade comunitária e uma universidade de quatro anos geralmente depende do tamanho do seu orçamento. As faculdades comunitárias oferecem turmas comparáveis de educação geral de primeiro e segundo ano a uma fração do custo por crédito de instituições de quatro anos, o que as torna uma escolha inteligente para alunos que operam com um orçamento apertado. Portanto, se você não receber um pacote de ajuda financeira grande o suficiente para tornar uma escola de quatro anos uma opção viável ou se você já sabe que terá que pagar por sua educação do seu próprio bolso, uma faculdade comunitária pode seja sua melhor aposta.
Nível de maturidade. Antes de decidir entre uma faculdade comunitária e uma universidade de quatro anos, é importante que você se sente e faça uma avaliação honesta de seu nível de maturidade. As universidades de quatro anos que você está considerando provavelmente estão longe o suficiente para que você precise morar no campus. As faculdades comunitárias, por outro lado, geralmente não são instituições residenciais, o que significa que você provavelmente continuará morando em sua casa atual se se matricular em uma.
Para tomar a decisão certa, você deve primeiro pensar cuidadosamente sobre as seguintes questões. Você pode acordar sozinho todas as manhãs e chegar às aulas na hora certa, não importa o quanto você prefira apenas dormir? Você tem disciplina para fazer todos os deveres de casa todas as noites sem ter alguém para lembrá-lo de fazer isso? Você seria capaz de encontrar um bom equilíbrio entre acadêmico e diversão? Você consegue viver em aposentos pequenos com um colega de quarto que pode ter uma personalidade muito diferente da sua? Você é capaz de fazer todas as pequenas coisas, como lavar roupa, cozinhar alimentos leves e limpar, que vêm junto com viver por conta própria?
Se você responder sinceramente "sim" a todas essas perguntas, provavelmente se sairia bem em uma universidade de quatro anos. No entanto, se você acha que ainda precisa de ajuda em uma ou mais dessas áreas, uma faculdade comunitária pode ser a melhor opção por enquanto.
Major proposto. Ao tentar decidir entre uma faculdade comunitária e uma universidade de quatro anos, você deve considerar a área de estudo em que deseja se formar. As faculdades comunitárias geralmente oferecem um número muito limitado de aulas em relativamente poucas áreas disciplinares, enquanto as universidades de quatro anos oferecem uma gama completa de aulas em uma variedade muito mais ampla de assuntos. Se você está planejando se formar em Administração de Empresas, Inglês, Contabilidade, Comunicações ou campos semelhantes, então você não perderia nenhum terreno ao completar seus primeiros dois anos de estudo em uma faculdade comunitária. No entanto, se você planeja se formar em um campo altamente especializado, como latim, astrofísica ou biologia molecular, então você provavelmente deveria se limitar a uma universidade de quatro anos, porque as faculdades comunitárias provavelmente não terão as turmas das divisões inferiores exigidas para esses programas.
Carreira desejada. Seus objetivos de carreira devem desempenhar um papel importante em sua decisão em relação às faculdades comunitárias em vez de escolas de quatro anos. Embora muitas carreiras exijam um diploma de bacharel ou diploma avançado, nem todas exigem. Pode ser que um diploma de Associado de dois anos obtido em uma faculdade comunitária seja suficiente para seus objetivos. Por exemplo, se você está planejando se tornar um higienista dental, mecânico de automóveis, técnico médico, maquinista ou transcritor (para citar alguns), você poderá desfrutar de uma carreira muito gratificante e lucrativa armado apenas com um grau de associado. Se, no entanto, você sabe que quer ser professor, advogado ou médico, em algum momento terá de frequentar uma universidade de quatro anos.