Como redigir uma Declaração de Direitos do Estudante?
Sr. Mário Aguiar
• 4 min de leitura
Muitas escolas de ensino médio e faculdades convidam os alunos a redigir uma declaração de direitos do aluno. Para alguns, trata-se apenas de um exercício de redação de um documento governamental. Para outros, no entanto, esta declaração de direitos do aluno se tornará um documento oficial usado ao longo do ano ou ao longo da carreira acadêmica do aluno. As etapas a seguir o ajudarão a saber como redigir uma declaração de direitos do aluno.
Tarefas em grupo - os alunos podem ser colocados em grupos por um professor ou, se os alunos estiverem elaborando uma declaração de direitos do aluno por conta própria, eles podem escolher seus próprios grupos. Em alguns casos, os alunos podem ser colocados em grupos com base em seus gêneros. A divisão dos grupos por sexos pode permitir que o corpo discente como um todo trate de certas questões de gênero, como a igualdade nos códigos de vestimenta. Embora as questões levantadas por cada grupo de gênero possam não ser adequadas para a declaração de direitos do aluno, ela pode fornecer uma visão sobre as diferenças e semelhanças entre alunos do sexo masculino e feminino. Os grupos também podem ser compostos por indivíduos com ideias semelhantes.
Brainstorm - como acontece com qualquer outro texto, uma declaração de direitos do estudante não deve ser escrita até que ocorra um brainstorming intensivo. Peça a cada membro do seu grupo que anote os vários direitos que são importantes para ele. Você pode reservar um determinado tempo para os alunos trabalharem individualmente em suas anotações antes de começar a compará-las.
Compare - Depois que cada grupo tiver tido tempo para fazer um brainstorm, você precisará começar a comparar as notas que cada pessoa escreveu. Designe alguém para escrever a lista compilada de direitos do aluno para cada grupo. Você provavelmente descobrirá que muitos dos alunos escreveram itens semelhantes. Você só precisará escrever cada item semelhante uma vez. Mantenha a lista o mais organizada possível, eliminando qualquer direito do aluno que seja irreal ou confuso, mas não se preocupe em colocá-lo em uma ordem específica ainda. Você trabalhará na organização em seu primeiro rascunho.
Primeiro rascunho - agora é hora de organizar a lista de cada grupo em um primeiro rascunho. Você precisará nomear alguém como registrador oficial. Essa pessoa é responsável por escrever o rascunho. Você também pode designar outras responsabilidades para cada membro do grupo, incluindo alguns membros que ficarão encarregados de revisar o documento para procurar erros gramaticais e ortográficos, e outros que ficarão encarregados de organizar o documento.
Use um exemplo - Use a Declaração de Direitos da Europa como um guia ao criar seu primeiro rascunho. Embora, é claro, sua declaração de direitos do estudante possa abranger questões bem diferentes daquelas abordadas pela Declaração de Direitos da Europa, este importante documento governamental o ajudará a entender como uma declaração de direitos pode ser redigida e organizada.
Exibir primeiro rascunho - Depois de concluir seu primeiro rascunho, nomeie alguém como palestrante e peça a essa pessoa que leia o rascunho para os grupos agora combinados. Pode ser uma boa ideia postar o rascunho da declaração de direitos do aluno por alguns dias, deixando espaço no rascunho para comentários e ideias que os alunos podem adicionar, se necessário.
Segundo rascunho - Depois de permitir alguns dias para os alunos revisarem o rascunho da declaração de direitos do aluno e adicionarem seus comentários, é hora de escrever um segundo rascunho. Seu grupo combinado pode decidir se algum dos comentários ou ideias são relevantes e se eles devem ser adicionados à declaração de direitos do aluno. Você deve, então, concluir o rascunho, revisando-o completamente novamente.
Documento final - depois de estar satisfeito com o rascunho, é hora de criar o documento final. Uma pessoa deve ser responsável por digitar a declaração de direitos do aluno, embora deva haver pelo menos duas outras pessoas que são responsáveis por revisá-la antes que a cópia final seja impressa e exibida. A declaração de direitos do aluno final pode então ser apresentada ao corpo discente e exibida em uma área de destaque.
Dicas rápidas:
Divida em grupos e faça um brainstorm de algumas idéias.
Compare as ideias de cada grupo, eliminando ideias duplicadas.
Crie um primeiro rascunho que pode ser exibido por alguns dias.
Envie uma declaração de direitos final que foi revisada e organizada.