Como definir um código de vestimenta?

E apenas algumas delas exigem que seus funcionários usem uniformes completos
Muito poucas empresas exigem que seus funcionários usem uniformes, e apenas algumas delas exigem que seus funcionários usem uniformes completos.

Os militares são um bom exemplo de organização que usa uniformes para significar algo como posto e afiliação. Nesse aspecto, o uniforme é simbólico - os outros o veem e associam essa pessoa ao ramo militar e ao governo que o portador do uniforme representa.

Da mesma forma, os uniformes se tornaram um meio de comunicação não verbal. Você vê um aluno de uma escola particular e sabe imediatamente que ele pertence à escola particular cujas cores ele usa. O mesmo vale para trabalhadores qualificados e profissionais. Você vê alguém andando com um macacão e sabe que ele ou ela trabalha no setor de saúde.

No mundo corporativo, porém, os uniformes são coisa do passado. A conformação social deu lugar à individualidade e à autoexpressão. Muito poucas empresas exigem que seus funcionários usem uniformes, e apenas algumas delas exigem que seus funcionários usem uniformes completos. Alguns pedem apenas que seus funcionários usem uma camiseta ou camisa pólo fornecida pela empresa, mas eles podem usar suas próprias calças. O que as empresas, principalmente as grandes corporações e agências do governo federal, têm agora é o código de vestimenta.

O business casual envolve

É o código de vestimenta seguido pela maioria dos funcionários profissionais que não ocupam cargos de poder
É o código de vestimenta seguido pela maioria dos funcionários profissionais que não ocupam cargos de poder.

Simplificando, um código de vestimenta é um acordo não escrito de como você deve se vestir no local de trabalho. No mundo corporativo, existem essencialmente dois tipos de códigos de vestimenta: formal para negócios e casual para negócios. O business casual exige que o funcionário use roupas formais, como ternos de três peças, calças, shorts de mangas compridas e gravatas. Pessoas em cargos gerenciais e executivos geralmente aderem a esse tipo de código de vestimenta para transmitir poder e autoridade.

O business casual, por outro lado, é difícil de definir. Trata-se de usar roupas que façam você se sentir confortável, mas ao mesmo tempo com aparência profissional. É o código de vestimenta seguido pela maioria dos funcionários profissionais que não ocupam cargos de poder. É também o código de vestimenta adotado por empresas que atuam na área de tecnologia da informação - pense no Vale do Silício - e empresas do setor de publicidade.

Código de vestimenta casual elegante

Ao impor um código de vestimenta em sua empresa, há várias coisas que você deve considerar. Seus funcionários precisam estar em contato com o público a maior parte do tempo? Se sim, então talvez seja melhor pedir-lhes que usem trajes formais para que sempre pareçam apresentáveis e autoritários. Mas se seus funcionários costumam fazer o que devem fazer por conta própria, um código de vestimenta casual inteligente será melhor. As pessoas tendem a ser mais produtivas quando estão confortáveis. Você pode simplesmente pedir que usem algo formal quando houver necessidade - digamos, quando um cliente conservador chega.

Se você ainda não tem certeza sobre qual código de vestimenta adotar, é hora de consultar seus funcionários sobre o assunto. Pergunte a eles qual código de vestimenta funciona para eles e para a empresa que representam. Se você contratou bons funcionários, não terá dificuldade em chegar à definição de roupas aceitáveis e apresentáveis para o escritório.

Artigos relacionados
  1. Como envolver os funcionários na tomada de decisões?
  2. Como ser a pessoa que os outros seguem?
  3. Como construir uma cultura de trabalho em equipe?
  4. Como gerenciar equipes de línguas estrangeiras?
  5. Como ser um líder empresarial?
  6. Como contratar um redator freelance?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail