A interceptação y é o ponto no eixo y onde a linha de sua equação se cruza.
A representação gráfica de equações lineares é uma das habilidades básicas aprendidas em álgebra. Para entender melhor, é preciso ter folhas de papel milimetrado, régua e lápis.
Aqui está um pequeno guia sobre como você pode representar graficamente equações lineares.
1. Antes de começar com o papel gráfico, simplifique a equação que precisa ser representada graficamente na configuração familiar y = mx + b. A variável y representa o valor de y, que é o eixo vertical do gráfico. OM também é conhecido como "declive". É uma fórmula de superação. A variável x representa o valor de x ou o eixo horizontal no gráfico.
Veja esta equação por exemplo:
Y = 4x + 3
2. Agora desenhe o início do seu gráfico. Desenhe duas linhas perpendiculares no papel de gráfico. A linha horizontal é o eixo x. A linha vertical é o eixo y.
3. A primeira coisa que temos que fazer é determinar a interceptação y. A interceptação y é o ponto no eixo y onde a linha de sua equação se cruza. Para fazer isso, você deve assumir que x é zero, porque este é o ponto em seu eixo horizontal que cruza o zero no eixo vertical.
Para a expressão dada:
Y = 4 (0) + 3
Y = 3
Portanto, a linha cruzaria no nível 3 no eixo y ou na linha vertical. Quando escrito como um ponto, seria lido como (0, 3). O zero corresponde ao valor de x, enquanto o 3 é o valor de y.
4. Determine o resto dos pontos da linha. Você pode fazer isso usando duas técnicas. O primeiro é usando a técnica de substituição.
A variável x representa o valor de x ou o eixo horizontal no gráfico.
uma. Basta substituir os valores por x e resolver por y:
Y = 4x + 3
Se x fosse igual a 2, y seria 11 (2, 11)
Se x fosse igual a 1, y seria 7 (1, 7)
Se x fosse igual a -1, y seria -1 (-1, -1)
Se x fosse igual a -2, y seria -5 (-2, -5)
Trace esses pontos e desenhe uma linha através deles. Como esta é uma expressão linear, a ponta da linha deve ser adicionada com pontas de seta. Isso significa que os valores na linha se estendem até o infinito.
O segundo método envolve o uso da inclinação da equação. Novamente, a inclinação é subida ao longo do curso. Ascensão é o deslocamento ao longo do eixo y, enquanto a corrida é o movimento ao longo do eixo x. Portanto, para a equação:
Y = 4x + 3
A inclinação é 4. Isso significa que para cada 4 unidades em elevação, há 1 unidade de corrida. Para cada 4 unidades que você sobe, você vai para a direita em uma unidade.
Como já conhecemos nossa interceptação y, podemos somar e subtrair de acordo para determinar o resto dos pontos na linha.
A interceptação y está em (03). O próximo ponto seria em (17), o ponto seguinte seria em (211). Se você notou, os pontos plotados usando ambas as técnicas são os mesmos. Apenas determine qual é mais fácil para você fazer.
Matemática tem tudo a ver com prática, então continue fazendo gráficos para melhorar suas habilidades. Não importa qual método você prefere usar - substituição ou método de inclinação. Mas será bom aprender os dois conceitos, pois podem ser úteis, especialmente ao responder a problemas com palavras.