Construir uma maquete do sistema solar é um dos primeiros projetos científicos ensinados no ensino fundamental. É uma das várias maneiras visuais de ensinar as crianças sobre o sistema solar, a disposição dos planetas e apreciar a vista de uma parte do vasto universo. Crianças e adultos interessados em astronomia podem começar a aprender sobre a galáxia por meio de um modelo simples e básico do sistema solar.
Mesmo com a controvérsia sobre se Plutão é um planeta ou não e agora é classificado como um planeta anão, um sistema solar básico compreende o Sol no centro e os planetas orbitando ao redor dele na seguinte ordem: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
Vamos agora começar a construir seu modelo de sistema solar.
Materiais:
Imagem do sistema solar que mapeia a posição dos planetas e sua diferença de tamanho
10 bolas de isopor no seguinte diâmetro:
o 2,50 cm (Plutão) o 3 centímetros (Mercúrio) o 4 centímetros (Marte) o 5 centímetros (2 pcs.) (Vênus, Terra) o 6 centímetros (2 pcs.) (Urano e Netuno) o 8 centímetros (Saturno) o 10 centímetros (Júpiter) o 15 centímetros (Sol)
Tinta acrílica à base de água em várias cores
Placa de isopor 18" x 24", 2,50 cm de espessura
Lápis e régua
Pincéis de pintura
Cola branca
Vários palitos de dente
Jornais velhos
Instruções:
Espalhe folhas de jornais velhos sobre a mesa de trabalho ou escrivaninha e pinte sua placa de isopor de azul escuro para simular o céu. Deixe secar.
Pinte as bolas de isopor de acordo com as cores dos planetas. Coloque-os sobre alguns jornais e deixe secar. Tenha cuidado para não colocá-los muito próximos um do outro enquanto ainda estiverem úmidos para evitar que as cores se misturem.
Quando estiver seco, marque o centro da placa de isopor onde o Sol deve ser colocado.
Em seguida, marque um local para Mercúrio próximo ao sol. Marque o local mais distante do Sol, quase próximo à borda da base de Plutão.
Meça a distância entre Mercúrio e Plutão e divida o espaço entre Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Certifique-se de marcar os locais em ângulos diferentes na placa de base e não em uma linha reta.
Retire cuidadosamente cada bola dos jornais. Espete um palito de dente na metade de cada bola. Use o lado que tocou no jornal para que qualquer sujeira ou pedaço de papel que esteja preso possa ser escondido. Adicione um pouco de cola branca na parte inferior da bola e ao redor do palito. A outra metade do palito fixará as bolas na base.
Pressione cuidadosamente cada "planeta" no lugar. Certifique-se de ter a ordem correta dos planetas para completar o seu sistema solar.
Você pode deixar seu modelo como está neste ponto ou adicionar o caminho da órbita de cada planeta com tinta ou com um marcador. Desenhe levemente os caminhos usando um lápis como guia. Para tornar o seu modelo de brinquedo mais forte, adicione um pouco de água à cola branca para fazer uma pasta fina e usando um pincel limpo, cubra uniformemente cada planeta e toda a base. Como um projeto de grupo escolar ou para seu uso pessoal, você pode continuar a adicionar elementos a este modelo básico para torná-lo mais realista - pequenos pontos amarelos para representar estrelas, pontos pequenos de branco / cinza podem representar detritos espaciais. Use sua imaginação.