A glicínia é uma planta popular, conhecida por sua floração e fragrância. Embora as plantas sejam relativamente fáceis de cuidar e não se saiba que contraiam doenças, o problema comum que as pessoas enfrentam ao cuidar das glicínias é fazer a planta florescer. Fazer a planta florescer não será tão fácil quanto fazê-la crescer, mas as lindas flores e os botões perfumados valem o esforço. Veja como.
Sol. certifique-se de que sua glicínia está recebendo sol o suficiente. Lembre- se de que a glicínia é uma planta rasteira e, em alguns casos, tende a penetrar nas paredes e partes da casa que não são bem iluminadas pelo sol. Se for esse o caso, você deve considerar o transplante de glicínias para outro lado da casa. Se houver árvores altas na área circundante, considere podar algumas delas para permitir que mais luz passe para a planta das glicínias.
Trellis. Como a glicínia precisa escalar e rastejar, você precisará de uma treliça para sustentá-la. O crescimento da planta será atrofiado se ela não tiver uma treliça na qual possa escalar. Em muitas casas, a glicínia é usada para cobrir as paredes com plantas. Se for esse o caso, você precisa ajudar a planta a subir adicionando uma treliça ou gravetos salientes perto das paredes, a menos que as paredes sejam feitas de rochas talhadas que possuem fendas naturais que a planta pode usar para escalar.
Poda de raiz. Outra técnica para fazer as glicínias florescer é através da poda da raiz. A poda da raiz é feita marcando um raio de um metro do tronco da planta e, em seguida, varrendo a área circundante além do raio. Normalmente, você encontrará raízes neste raio. Corte essas raízes para que a planta floresça e desabroche mais rapidamente. Cortar as raízes colocará a planta em estado de ameaça, o que a fará florescer e se reproduzir mais rapidamente.
Quando podar. Eventualmente, sua planta pode crescer demais, e é por isso que as glicínias também precisam ser podadas de vez em quando. A poda das glicínias é melhor realizada no final de julho, até os primeiros dias de agosto. Durante esses meses, os brotos fibrosos devem ser aparados apenas em 15 centímetros. Repita o processo de poda durante o inverno e mantenha os brotos com até cinco centímetros de comprimento apenas.
Fertilizante orgânico. As glicínias também precisam de fertilizantes para obter nutrientes suficientes para produzir flores. Ao usar fertilizantes, certifique-se de que os produtos sejam todos feitos de forma orgânica, pois o uso de fertilizantes químicos pode retardar o crescimento da planta a longo prazo, além de torná-la vulnerável a doenças e infestações de plantas, como bolores.
Finalmente, certifique-se de regar bem a planta após plantá-la. A primeira rega definirá o tom da planta. A rega seguinte não precisa mais ser tão abundante quanto a primeira. Por meio dessas etapas fáceis, fazer sua glicínia florescer deve ser fácil.