Como tornar seu gramado mais verde sem a contratação de cuidados com o gramado?
Srta. Sabrina Leal Correia
• 3 min de leitura
Contratar um profissional de manutenção de gramados pode ser muito caro. A manutenção adequada e o conhecimento no cuidado do gramado podem gerar grandes economias. Um tapete verde profundo de grama saudável pode ser alcançado com um orçamento se você dedicar algum tempo para entender as necessidades de irrigação e fertilização da grama específica que você tem em seu gramado. Abaixo estão algumas dicas que você pode aplicar.
Conheça o tipo de mistura de grama que terá melhor desempenho em sua zona climática. Existem várias espécies de gramíneas que são adequadas para climas frios e climas quentes.
Prepare seu solo primeiro. Remova a palha do gramado que pode impedir que sua grama cresça normalmente, presa ao solo e receba a água necessária para mantê-la verde e saudável.
Considere instalar um sistema de irrigação se você tiver um gramado grande e regular o horário de irrigação para seu gramado. Configure-o para irrigar o solo a cada dois dias nos meses de primavera e verão. A melhor época para regar o gramado é depois que o sol se põe e o solo tem tempo de esfriar. A água poderá ficar mais tempo no solo e evaporar pela manhã.
Corte a grama na altura adequada. Corte a grama quando ela tiver de 3 a 9 centímetros de altura. Corte apenas cerca de 2,5 cm da parte superior das lâminas da grama quando a estação estiver mais quente. Se você puder pagar, compre um cortador de cobertura morta que cortará as lâminas aparadas em pedaços finos que você pode deixar em cima do gramado para serem convertidas em cobertura morta. Corte a grama depois das 19h e nunca corte quando a grama estiver molhada. Mantenha as lâminas do cortador afiadas a cada 2 sessões de corte para cortar as lâminas de grama de forma limpa. Abaixe as lâminas do cortador quando o tempo esfriar. Defina-o em uma configuração ainda mais baixa no outono para que a grama possa ser cortada mais curta durante a queda para evitar a formação de mofo de neve se as lâminas de grama forem mais longas e agrupadas.
Use o tipo certo de fertilizante recomendado para o tipo de grama que você plantou em seu gramado. Peça ao balconista que lhe ensine a aplicação correta, quando aplicar e quanto fertilizante deve aplicar. Leia as informações do fabricante para mais esclarecimentos. Os fertilizantes devem ser aplicados 3 a 4 vezes ao ano.
Aplique uma solução dissuasora de ervas daninhas e pragas para manter a grama mais verde e saudável.
Aplique medidas preventivas quando algumas áreas do gramado desenvolverem algumas manchas marrons. Isso geralmente indica a presença de insetos, mofo e fungos. Trate essas áreas localmente com herbicidas e pesticidas recomendados.
Alguns gramados podem ser compactados por baixo do uso constante. Considere a aeração do núcleo antes do início do outono e antes da aplicação final do fertilizante para o ano. A grama será cortada para deixá-la pronta para os meses de inverno. Isso vai afrouxar o solo subterrâneo e permitir que mais oxigênio, água e nutrientes cheguem às raízes.
Preparar o solo superficial, escolher a mistura certa de variedades de grama, o fertilizante certo, irrigação programada e alturas de corte corretas para as diferentes estações do ano garantirão que você tenha um gramado maravilhosamente verde que causará inveja aos seus vizinhos, sem a contratação de um jardineiro profissional.