Como cumprir as tarefas e responsabilidades de um estágio?
Santiago Ricardo Gaspar Mendes
• 4 min de leitura
Um estágio pode ser uma função estressante, mas gratificante. Normalmente, os estagiários devem seguir os requisitos definidos pelo programa de estágio da universidade, bem como atender às expectativas do orientador da universidade.
Iniciando o estágio - Antes que um estudante universitário possa receber um diploma, ele ou ela terá que cumprir as tarefas, responsabilidades e requisitos de um estágio. O estágio é normalmente servido durante o último semestre ou o último ano antes da formatura. A maioria dos estágios é atribuída por um membro do corpo docente do departamento específico no qual o aluno está obtendo um diploma.
Revisão do plano de estudos - os estagiários geralmente recebem um plano de estudos detalhado no início do semestre. Este programa normalmente listará os requisitos que devem ser atendidos durante o estágio. Os requisitos geralmente cobrem uma quantidade específica de horas de serviço, atribuições diárias, projetos específicos e um portfólio. O estagiário deve ler o plano de estudos com atenção assim que o receber e anotar todas as datas importantes. Em muitos casos, os trabalhos não serão aceitos após as datas devidas, por isso é essencial consultar continuamente o plano de estudos.
Portfólio - Embora grande parte de um estágio envolva primeiro observar e depois praticar na área do grau que o aluno está buscando, um portfólio permitirá ao supervisor da universidade acompanhar o progresso do aluno. Na maioria dos casos, haverá atribuições e projetos específicos que devem ser incluídos no portfólio. O estagiário também deverá incluir amostras de trabalho de seu estágio, e ela também pode ter que incluir um formulário de autoavaliação, no qual ela avalia seus próprios pontos fortes e fracos. Este formulário de autoavaliação geralmente é preenchido no início e novamente no final do estágio. A carteira também pode incluir as observações do empregador de supervisão.
Empregador supervisor - O início de um estágio é principalmente de observação. O empregador supervisor modelará a posição e as responsabilidades do trabalho por um longo período de tempo. Após algumas semanas dessa observação básica, o estagiário começará a exercer pelo menos algumas das funções, embora no início só o faça por um período limitado. Conforme o tempo passa, suas responsabilidades vão crescendo e, ao final do estágio, ele deve estar trabalhando a maior parte do dia, senão o dia todo. O empregador supervisor continuará a observar o estagiário, dando conselhos e apoio durante esse tempo.
Supervisor universitário - embora o empregador supervisor tenha mais oportunidades de observar as capacidades e o comportamento do estagiário, o supervisor universitário também desempenhará um papel importante. No início, o supervisor pode fazer visitas agendadas para observar a estagiária no desempenho das tarefas diárias do estágio. Eventualmente, no entanto, as visitas serão mais do que provavelmente sem aviso prévio, embora o supervisor possa ter se comunicado com o empregador supervisor antes dessas visitas. O papel do supervisor da universidade é observar e instruir. O supervisor permanecerá no trabalho por um determinado período de tempo. Em seguida, o supervisor se reunirá com o estagiário para discutir quaisquer observações e preocupações que ele tenha percebido.
Graduação - No final do estágio, o orientador será solicitado pela universidade a apresentar uma recomendação quanto ao sucesso e aptidão do estagiário. O supervisor da universidade será o responsável final por enviar a nota final do estagiário.
Problemas - - Os estagiários devem ter em mente que eles devem registrar uma certa quantidade de horas durante o estágio. Se circunstâncias como doença ou lesão os impedirem de completar essas horas, eles podem ter que estender o estágio além da data de conclusão original e adiar a formatura para o próximo semestre.
Dicas rápidas:
Continue a consultar o seu plano de estudos durante o estágio.
Trabalhe em estreita colaboração com o supervisor da universidade e o empregador supervisor.