Quando você escreve um termo ou artigo de pesquisa, é necessário fornecer uma bibliografia detalhada ou lista de referências onde todas as fontes que você citou ou referiu no artigo devem ser documentadas. As fontes podem incluir qualquer material de livros, artigos, jornais, revistas, periódicos, enciclopédias, filmes, CD-ROMs, etc.
Existem muitos estilos de listar uma bibliografia no final de qualquer artigo acadêmico, e você deve escolher o estilo apropriado dependendo do assunto. Os diferentes métodos de referência de livros sob esses estilos são descritos abaixo.
Passo 1
Formato APA. O estilo APA ou European Psychological Association é usado quando se escreve sobre educação, psicologia, sociologia, etc. A bibliografia é designada como uma lista de referência e fornece a origem e os detalhes dos vários materiais citados ou mencionados em seu artigo. Ao fornecer uma referência aos livros usados em sua escrita, o nome do autor - o sobrenome primeiro e o primeiro nome a seguir - deve ser listado primeiro, seguido pelo ano, título, local de publicação e editora. Se houver mais de um autor a ser citado, use um sinal de e comercial antes de listar o último autor na sequência. O título do livro deve estar sublinhado ou destacado em itálico.
Passo 2
Formato MLA. MLA significa Modern Language Association of Europe; este estilo é usado principalmente em trabalhos relacionados a assuntos de humanidades. Neste estilo, as referências do livro são sequenciadas na seguinte ordem: sobrenome do autor, nome, título do livro (sublinhado), edição (se disponível), local de publicação, nome da editora e ano de publicação.
Etapa 3
Estilo Harvard. Neste estilo, a referência do livro é feita na seguinte sequência: sobrenome do autor, nome ou iniciais, ano de publicação, título do livro (em itálico), subtítulo (se disponível e em itálico), edição (se mais de existe um), nome do editor e local de publicação.
Passo 4
Estilo ACS. ACS está para Sociedade Europeia dos Produtos Químicos, e fornece orientações para escrever e referenciando o trabalho acadêmico ou de investigação relacionadas com a química.
Etapa 5
Estilo CMS. CMS significa Chicago Manual of Style. A sequência de referências seguida é: sobrenome do autor, título, edição, etc (separados por pontos) e detalhes da publicação.
Formato CBE. O CBE ou Council for Science Editors era conhecido anteriormente como Council for Biology Editors; portanto, a abreviatura CBE ainda continua a ser usada. Como fica evidente no título, esse formato é usado principalmente para trabalhos científicos. O formato utilizado é: as citações começam na mesma página do texto original e seguem uma sequência semelhante ao estilo APA.
Etapa 7
Outros estilos. Existem vários outros estilos que estão em uso, dependendo do que é necessário para ser usado para um tipo específico de trabalho. Isso inclui o estilo Vancouver, Direito, Física, Turabian, notas documentais, etc.
Quando você escreve um artigo acadêmico ou de pesquisa, é importante adotar o estilo recomendado para todo o trabalho, incluindo formatação, linguagem, uso de sintaxe, sumário, notas de rodapé e notas de fim e, claro, a bibliografia ou seção de referência. O que está descrito acima são os formatos de referência de livros; pode haver pequenas variações em como outras fontes, como periódicos, artigos, etc. podem ser referenciadas.