Como parar de beber excessivamente em campi universitários?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 3 min de leitura
O consumo excessivo de álcool, comumente definido como o consumo de cinco ou mais drinques de uma só vez, é um problema crescente nos campi universitários. No entanto, existem várias medidas que universidades, estudantes e comunidades do entorno podem tomar para combater essa atividade problemática.
Aumente a consciência. Uma das primeiras coisas que as faculdades precisam fazer é informar os alunos sobre os perigos do consumo excessivo de álcool. Embora quase todos estejam cientes dos perigos de atividades como dirigir embriagado, eles nem sempre estão familiarizados com os riscos inerentes de beber muito rapidamente. Apresentações para dormitórios de calouros e grupos de estudantes podem ajudar a aumentar a conscientização sobre os efeitos prejudiciais do consumo excessivo de álcool. Muitas escolas também lançaram campanhas de marketing bem-sucedidas alertando sobre os perigos do consumo excessivo de álcool por meio de pôsteres, anúncios de serviço público e anúncios em jornais.
Fornece alternativas para festas. Muitos alunos começam a beber porque acham que não têm outras maneiras de se divertir. As faculdades podem fazer grandes avanços na redução do consumo excessivo de álcool, oferecendo atividades sem álcool para os alunos. Muitas escolas planejam bailes, apresentações, exibições de filmes e até mesmo projetos de arte e artesanato nas noites de sexta e sábado. Fazendo uso de sindicatos de estudantes e centros de atividades, eles mantêm os alunos no campus e longe de locais onde haverá consumo de álcool. Os alunos que estão curtindo um hipnotizador ou assistindo ao último vencedor do Oscar com seus amigos não estão indo para a grande festa da fraternidade no fim de semana.
Forneça mentores e modelos de comportamento. Emparelhe os novos alunos com alunos de graduação dedicados ao consumo responsável. Eles podem ajudar os novos alunos a aprender sobre as atividades sem álcool disponíveis, ao mesmo tempo que fornecem suporte para aqueles que desejam evitar o consumo excessivo de álcool. Pode ser mais fácil para os alunos enfrentarem a pressão para beber quando sabem que não estão sozinhos.
Aumente o policiamento, as restrições e as multas. Escolas e comunidades podem ajudar a diminuir o consumo de álcool diminuindo o número de reuniões onde isso ocorre. Leis e regulamentos mais rígidos relativos a festas em casa e violações de ruído podem tornar a hospedagem de festas menos desejável. O melhor patrulhamento dos dormitórios pode ajudar a impedir reuniões nos quartos dos alunos onde o álcool está sendo consumido. As autoridades também podem aumentar as penalidades para crimes relacionados ao álcool, como um menor em posse de bola, fazendo com que os alunos pensem duas vezes antes de tomarem a próxima bebida.
Seja a voz da razão. Estudantes universitários podem ajudar a parar de beber excessivamente comprometendo-se a parar de beber excessivamente. Planeje uma noite de cinema em vez de ir ao bar. Avise seus amigos quando eles beberem demais. Não compre várias fotos para alguém em seu aniversário de 21 anos. Não pegue um barril para sua festa. Seja um criador de tendências em saber quando parar.
Muitos alunos vêem a bebida como um rito de passagem; eles acham que precisam "se perder" para se divertir. A longo prazo, a melhor maneira de parar de beber excessivamente é mudando a cultura geral que leva a essa atividade. Seguindo as etapas mencionadas anteriormente, as partes envolvidas podem lenta mas seguramente trabalhar em direção a essa mudança cultural.