Existem vários motivos pelos quais um professor precisa avaliar seus alunos. Avaliar os alunos ajuda a determinar o quanto eles estão aprendendo e com o que estão lutando. Ao avaliar os alunos, o professor pode ajudá-los a atingir seus objetivos acadêmicos para o ano. Existem muitas maneiras diferentes de avaliar os alunos.
Projetos. Isso pode ser feito individualmente ou em grupo. Ao dar a um aluno um projeto e um tempo para realizá-lo, o professor pode avaliar como o aluno organiza o tempo, gera e resolve esses problemas. Ao fazer o projeto em grupo, o professor também pode avaliar como os alunos interagem com os outros e como participam em ambientes de grupo. Para que o projeto seja um sucesso na avaliação do aluno, o professor deve dar instruções e prazos claros.
Perguntas de resposta aberta. Isso envolve o professor ou avaliador fazer uma pergunta ao aluno e o aluno dar a resposta oralmente ou escrevendo-a. Esta é uma excelente forma de avaliar o processo de pensamento do aluno.
Baseado em desempenho. Esse tipo de avaliação exige que os alunos realizem ações como responder a perguntas ou realizar atividades específicas. A maneira mais comum de fazer isso é perguntar aos alunos como eles encontraram as respostas a uma pergunta e pedir-lhes que expliquem seus processos de pensamento oralmente ou escrevendo pequenos ensaios.
Portfólios. Esta é uma excelente forma de avaliar o progresso de um aluno. O professor coletará exemplos do trabalho do aluno durante um período de tempo e os colocará em um arquivo. Às vezes, uma escola tem um portfólio do trabalho do aluno que abrange vários anos. O professor pode então examinar o portfólio para ver se o aluno está melhorando, permanecendo o mesmo ou regredindo. Esta também é uma excelente forma de mostrar aos pais como está o desempenho dos seus filhos na escola. Durante uma conferência, o professor pode simplesmente puxar o portfólio da criança com a prova do que a criança fez ou não fez em sala de aula.
Questionário ou questionário pop. Essa avaliação geralmente é feita no meio de uma unidade para ver como os alunos estão fazendo com o material. Um teste rápido é uma excelente maneira de ver se os alunos prestaram atenção na aula naquele dia ou leram os materiais atribuídos a eles.
Fim do capítulo / teste de unidade. A maioria dos professores usa esse tipo de avaliação. Isso geralmente envolve escolha múltipla, resposta curta, dissertação, verdadeiro / falso, preenchimento do espaço em branco ou teste de correspondência para mostrar o quanto os alunos aprenderam com os materiais que acabaram de ser abordados na aula.
Avaliações estaduais. Todos os estados têm um teste de final de ano para avaliar o quanto os alunos aprenderam. Cada estado também tem um guia para mostrar aos professores como interpretar as pontuações dos testes para que o professor possa avaliar o quanto os alunos aprenderam. Muitos estados usam esses testes para determinar se os alunos estão prontos para ir para a próxima série e, se estiverem, em que tipo de aulas eles precisam ser colocados no próximo ano letivo. Muitas escolas estão começando a reconhecer que alguns alunos simplesmente não se saem bem, em parte devido à ansiedade. Os professores estão analisando as avaliações estaduais de final de ano - bem como as outras avaliações listadas acima - para determinar o quanto os alunos aprenderam durante o ano.
Dicas rápidas:
A avaliação do portfólio deve ser feita ao longo de um período de tempo.
Algumas crianças não testam bem. Não avalie o aluno com base apenas em um teste de final de ano.