Como ser o melhor professor?

Aprendi esse aspecto muito importante de ensinar crianças quando comecei a ensinar crianças especiais
Aprendi esse aspecto muito importante de ensinar crianças quando comecei a ensinar crianças especiais.

Melhores estratégias de ensino

Ensinar pode parecer uma tarefa fácil, mas é tão difícil quanto qualquer trabalho. Tendo ensinado por uns bons sete anos em universidades, colégios e escolas de educação especial, tentei de tudo um pouco de como é ser professor.

Existem cursos diferentes para pessoas diferentes. Isso é verdade. Para os muitos alunos e seus níveis que ensinei, descobri que as crianças especiais são as mais desafiadoras de todas. No entanto, cada aluno é diferente. Existem até crianças talentosas que poderiam ser mais difíceis. Vinda de diferentes origens e culturas, a personalidade de uma criança é transformada em algo único e complexo. É um grande desafio para os professores descobrir os pontos fortes da criança proporcionados por essas circunstâncias.

Provavelmente seria necessário outro artigo de Como fazer para discuti-lo completamente
Provavelmente seria necessário outro artigo de Como fazer para discuti-lo completamente.

Então, como podemos nos tornar o melhor professor que existe? Não, este não é um concurso de popularidade. Trata-se de desempenhar no trabalho e fazer justiça à sua profissão. Enquanto lutamos para trilhar esse caminho, descobrimos que estamos construindo postes de guia para que, da próxima vez que encontrarmos uma encruzilhada tão semelhante, saibamos que caminho seguir. Com a construção desses postos, não pretendemos ser reconhecidos, mas simplesmente nos satisfazer. Ver nossos produtos - nossos alunos - se destacar e ter sucesso ou simplesmente passar um comentário de agradecimento é uma satisfação mais do que suficiente para nós.

Este é um artigo dedicado a professores como eu - iniciantes e profissionais - que estão em seu caminho para a autodescoberta, a grandeza e a compreensão da verdadeira essência de ser quem somos hoje.

Os pontos a seguir seriam postagens de orientação que tive em meus sete anos de ensino. Essas postagens me lembram de me tornar a professora que eu gostaria de ter uma vez.

  1. Deixe suas regras e objetivos de classe claros. Faça isso no início do semestre. Ao apontar o que você espera que eles façam e o que não façam, você terá menos dificuldade em encontrar essas situações no futuro. Minhas regras de classe, no entanto, não são tão rígidas. Isso inclui uma disposição dos assentos em forma de U, onde posso ver todos, e uma política de 'fale comigo' uma vez por semana; Preciso ouvir um aluno falar na forma de recitação ou pergunta. Também é obrigatório que os alunos falem comigo em inglês, já que é isso que eu ensino. Pouco antes de os exames principais serem realizados, também pergunto aos alunos em quais aulas eles têm confiança. Conto a maioria e crio aulas gratuitas no final da semana, onde qualquer pessoa que sinta que precisa ouvir mais uma vez pode comparecer.
  2. Entenda o que você está ensinando. Ensinar não é apenas ir na frente e imitar o livro. Minha primeira regra é nunca ensinar o que eu não sei ou entendo, ou corro o risco de desinformar meus alunos. Você também evita correr riscos, como responder a perguntas que você não tem certeza de como responder. Também tento explicar teorias e conceitos com minhas próprias palavras e deixar os alunos fazerem o mesmo. Além disso, é mais fácil verificar se eles entenderam a lição ou não.
  3. Obtenha mais experiência com a Internet. Se não está, agora é a hora! Um professor moderno deve ter conhecimento sobre o uso de computadores e da Internet. Você está perdendo muitas informações que poderiam ajudá-lo a melhorar seu ensino, caso não esteja. Recebo a maioria dos meus artigos da web. Eu consigo atividades interativas de vários sites para implementar nas minhas aulas, que eles gostam muito.
  4. Ouça os alunos quando eles falam. Seja uma reclamação, uma resposta a uma recitação, uma pergunta indelicada sobre o assunto ou algo não relacionado ao assunto, apenas ouça! Essas são maneiras de os alunos se comunicarem com você e uma oportunidade de descobrir mais sobre eles. Nunca digo a um aluno que ele deu a resposta errada. E eu nunca fico irritado quando eles dizem que não entendem minha lição. Eu vejo tudo isso como um espaço para melhorias para nós dois. Os alunos também parecem mais abertos a você quando você faz isso. Se um aluno e um professor têm um relacionamento confortável, mais aprendizado ocorre.
  5. Não insulte os alunos. Fui insultado por meus professores muitas vezes quando estava na escola e todas essas ocasiões nunca me ajudaram a me tornar uma pessoa melhor. Em vez disso, desenvolvi medo da humilhação. Mas aproveitei bem essa experiência - nunca tento insultar os alunos. Um olhar rápido e nítido é muito melhor do que palavras discriminativas. Você ficaria surpreso como um sorriso poderia obrigar as crianças a se concentrarem. Essas e outras estratégias que não são degradantes são boas maneiras de exigir disciplina. Além disso, você não é responsável por incutir neles uma baixa auto-estima. A psicologia reversa funciona melhor, especialmente com crianças problemáticas. Você deveria tentar. Isso funcionou bem para mim!
  6. Avalie os pontos fortes e fracos de sua classe. Será demais se eu pedir que você faça uma análise SWOT, mas se você se sentir confortável fazendo isso, então por que não? Ou simplesmente, avalie sua classe por seu desempenho e determine as áreas cinzentas que você precisa explorar de vez em quando. Meus alunos estão tendo dificuldades em gramática e, uma vez por semana, faço questão de dar aulas curtas e minúsculas para isso. Uma semana inteira de gramática pode ser entediante. Então, tento esticá-lo em pedaços. Eu faço atividades interativas para ajudá-los a absorver isso. Existem muitos materiais úteis online que você pode usar. Você só precisa encontrá-los.
  7. Faça ótimos testes. Definir um teste em minha maneira de entender seria difícil. Provavelmente seria necessário outro artigo de Como fazer para discuti-lo completamente. Mas caracterizar um ótimo teste seria fácil! Ele não deve apenas levar os alunos a relembrar detalhes como nomes, datas e processos, mas também deve movê-los para discriminar possíveis respostas. Isso exercita sua capacidade de analisar.

    Embora alguns digam que fazer uma pergunta dissertativa é preguiça, se a pergunta for cuidadosamente elaborada, seria uma boa ocasião para o aluno organizar seus pensamentos e escrever! Como professor, muitas vezes sou imprevisível. Eu dou testes e ensaios objetivos. Ao fazer isso, vi como meus alunos melhoraram na redação e na maneira de pensar. Também gosto de injetar recitação em minhas estratégias. Os alunos temem no início, mas com o passar do tempo, eles aprenderam a lidar com esse medo e transformá-lo em algo construtivo. Mais tarde, vejo mais mãos levantadas no ar quando lhes faço uma pergunta e ainda mais coragem para me fazer perguntas quando estou discutindo.

    Além disso, nunca duplique exames. Isso acontece principalmente quando um professor está ensinando o mesmo assunto em várias seções. Ao fazer isso, estamos incentivando nossos alunos a trapacear!

  8. Reconheça talentos e esforços. É muito fácil reconhecer os talentos das crianças superdotadas. Além disso, a escola dá a eles homenagens por serem inteligentes a cada final de cada semestre. Mas o verdadeiro trabalho árduo e o que nós, professores, devemos nos preocupar é em realmente reconhecer talentos em crianças problemáticas. Minha estratégia é sempre notar crianças problemáticas. Acredito que alunos inteligentes teriam um desempenho de qualquer maneira, mesmo que você os deixasse em paz. Então, eu coloco muito esforço em crianças que precisam da minha atenção. Você ficaria surpreso com a quantidade de talento e habilidades que eles têm. E desde que sejam reconhecidos, começarão a ouvi-lo mais.

    O reconhecimento pode ser na forma de conversar com eles de vez em quando. Falo com essas crianças todos os dias. Dou-lhes papéis e obrigações de liderança de vez em quando e não aceito não como resposta! Sempre os vejo tentando, na esperança de não me decepcionar. Certifico-me de comunicar a eles a confiança que tenho neles e de que eles podem fazer o que estou passando para eles. Veja bem, já vi várias crianças melhorarem essa estratégia sozinhas. E quando as tarefas são concluídas, ofereço benefícios quando eles merecem.

  9. Observe cuidadosamente o progresso dos alunos e informe-os sobre isso. Antes de devolver os papéis de teste de um exame importante, sempre anoto algo abaixo endereçado ao aluno. É como "Caro Pete, você foi maravilhosamente bem no Teste 1. Eu sabia que você conseguiria! Mas talvez você devesse estudar mais para poder responder melhor às questões dissertativas! Talvez, apenas me escute mais durante a aula, porque é onde você encontra a maior parte as respostas!" Meus filhos ficam muito animados quando eu devolvo os papéis do teste. Eles sabem que eu sempre teria meu 'bilhete de amor' para eles. Sim, leva mais tempo do que deveria, mas os resultados valem a pena!
  10. Fale com os pais. Com certeza, um professor não pode ensinar uma criança com sucesso sem a cooperação dos pais. Portanto, é importante estabelecer um bom relacionamento com os pais de seus alunos. Você poderia fazer isso em reuniões PTA. Ou simplesmente ligue para eles se o filho tiver um bom desempenho na escola e não apenas porque se comportaram mal. Aprendi esse aspecto muito importante de ensinar crianças quando comecei a ensinar crianças especiais. Essas crianças desenvolvem conhecimentos por meio da rotina e da experiência. Uma criança passa apenas algumas horas na escola, portanto, sem a ajuda dos pais, as crianças nunca aprenderão.
Artigos relacionados
  1. Como se tornar um palestrante?
  2. Como se tornar um modelo para seus alunos?
  3. Como comprar equipamentos científicos para a sala de aula?
  4. Como se tornar um professor substituto?
  5. Como construir uma ponte sobre o último ingrediente da verdadeira educação?
  6. Como comprar os melhores presentes para professores dentro do orçamento?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail