Como usar um mapa de zonas de temperatura para o seu jardim?
Joana Montenegro Matos
• 3 min de leitura
Se você leva a sério o seu jardim doméstico, há vários fatores que precisam ser considerados quando você deseja cultivar diferentes tipos de plantas e flores. Cada planta difere em suas necessidades de água, o tipo de solo em que se desenvolve e o fertilizante necessário para um crescimento ideal. Além disso, outro fator importante é a zona de temperatura adequada a cada planta. Existe uma zona de temperatura ótima, o que significa uma faixa particular de temperaturas onde uma planta cresce melhor
Portanto, para um jardineiro saber quais plantas cultivar melhor em seu jardim, você deve fazer uso do mapa da zona de temperatura chamado mapa da zona de robustez. Criado em 1990, ele baseia suas descobertas nas leituras de temperatura de 1971 a 1984 na Europa, México e Canadá.
Versão mais recente postada
Há também uma versão mais recente publicada por The arborady society que tem leituras de temperatura mais recentes de 1990 a 2006. Ainda é possível usar o mapa mais antigo, mas as mudanças climáticas recentes podem ter alterado as temperaturas ao redor do globo, que as plantas agora estão crescendo em novas áreas.
De acordo com o mapa de robustez de plantas do Departamento de Agricultura da Europa, o norte da Europa está dividido em 11 zonas de robustez, das zonas de temperatura mais fria às mais quentes. Nesse meio tempo, há um aumento gradual da temperatura em todo o continente, com algumas variações em alguns lugares. Como esperado, quanto mais alto o local, mais fria é a temperatura.
Voltando ao seu jardim, tudo o que você precisa fazer é descobrir em qual zona seu lugar se enquadra, com base no mapa. Portanto, é melhor escolher plantas que sobrevivam tanto ao frio quanto ao calor extremos de sua zona de temperatura.
Sistema criado há 40 anos
No oeste da Europa, outro sistema criado há 40 anos pela revista Sunset ainda está em uso. Eles são chamados de mapas do pôr do sol, que é um sistema climático de 24 zonas que cobre 13 estados no oeste. Isso é muito mais preciso do que o sistema de temperatura do USDA porque leva mais fatores em consideração, como a altura do calor do verão, a duração da safra, a umidade presente e a chuva que o local recebe.
Aqueles de fora da Europa do Norte que não conseguem encontrar sua zona de temperatura podem tentar descobrir as temperaturas mais altas e mais baixas em sua área e converter as leituras usando o gráfico abaixo, em graus Celsius e Fahrenheit.
Zona 1: abaixo de -46 C abaixo de -10°C
Zona 2: -46C a -40 C -50 a -4°C
Zona 3: -40C a -34 C -40 a - 1°C
Zona 4: -34C a -29 C -30 a - 7°C
Zona 5: -29C a -23 C -20 a -12°C
Zona 6: -23C a -18 C -10 a -18°C
Zona 7: -18C a -12 C 0 a -12°C
Zona 8: -12C a -7 C 10 a -7°C
Zona 9: -7C a -1 C 20 a -1°C
Zona 10: -1C a 4 C 30 a 4°C
Zona 11: acima de 4 C acima de 4°C
Em resumo, verificar com um mapa de robustez da planta é uma maneira segura de garantir que você está plantando as plantas, flores e safras certas. Isso ajudará a aumentar a possibilidade de que o tempo e o esforço gastos no cultivo de novas plantas dêem frutos ricos ou lindas flores.