Como organizar sua sala de aula?

Sua sala de aula deve ser um espaço de trabalho para seus alunos
Sua sala de aula deve ser um espaço de trabalho para seus alunos, em vez de um espaço de armazenamento para você.

Criando um ambiente de trabalho agradável

Como professores, todos sabemos que as acomodações em sala de aula que nos são fornecidas podem diferir muito em tamanho e conforto. Algumas salas de aula são modernas, espaçosas e arejadas. Outros são apertados, desatualizados e em ruínas. Seja qual for o espaço, você pode melhorá-lo. Você trabalha duro para criar oportunidades de aprendizagem rigorosas para seus alunos, adora o trabalho que faz, mas às vezes a desordem e a desorganização do espaço da sala de aula tornam o ensino menos eficiente e torna-se complicado para você e seus alunos. As sugestões a seguir podem ser aplicadas de muitas maneiras e, com sorte, trarão inspiração para iluminar, criar fluxo e ajudar o dia letivo a funcionar de maneira mais tranquila.

  1. Crie um espaço centrado no aluno. Sua sala de aula deve ser um espaço de trabalho para seus alunos, em vez de um espaço de armazenamento para você. O volume de materiais necessários para todas as disciplinas que você ensina e todos os grandes projetos que você realiza ocupam muito espaço, no entanto, minimizar e organizar os materiais é essencial para uma sala de aula organizada e eficiente. Comece o planejamento de sua sala com a perspectiva de seus alunos em mente. Eles devem ter espaço suficiente para trabalhar, mover-se pela sala de aula, acessar seus materiais e deve haver diferentes opções de assentos para eles. Mesmo que as carteiras ou mesas precisem ser movidas, espero que você possa encontrar uma maneira de criar diferentes arranjos para o aprendizado.

    Se mesas desajeitadas estão ocupando todo o seu espaço, considere se as mesas que acomodam de 4 a 6 alunos poderiam criar mais possibilidades. Se você fizer essa troca, poderá fornecer a cada aluno um cubículo ou lixeira para armazenar materiais. Embora você precise abrir espaço para uma prateleira para essas caixas, as mesas podem criar mais versatilidade do que as escrivaninhas. Eles também ajudam a manter mais uma sensação de comunidade do que mesas. Pergunte ao seu diretor ou responsável se há mesas disponíveis. (A propósito, sempre mantenha um relacionamento positivo com o guardião da sua escola! Eles são os únicos que podem mexer os pauzinhos para você e conseguir o que você precisa, se alguém puder.)

  2. Fora com o velho! Os professores podem ser notórios por acumular. Quem pode nos culpar? Precisamos comprar materiais quando os encontramos a baixo custo e devemos economizar tudo porque muitas vezes os materiais de que precisamos são pagos do nosso próprio bolso. Além disso, somos responsáveis por ensinar muito e ter uma grande variedade de coisas para diferentes projetos e unidades. Dito isso, parte disso deve ser sacrificado em nome da organização. Pare com isso. Salve o material insubstituível. Salve as coisas caras. Mas aquela caixa de livros ou revistas desatualizados que um pai generoso jogou fora em você há cinco anos? Tem que ir Os materiais que são volumosos, antigos, podem ser emprestados, são usados apenas uma vez por ano, ou que você sabe que planeja usar um dia, mas quem sabe quando, precisa ir. Sim, aquela caixa de papel de computador antiquado por um dólar da liquidação parecia uma ótima ideia na época, mas tem que ir! Você não está fazendo um sacrifício; você está criando espaço para você e seus alunos trabalharem com mais eficiência a cada dia.

    A melhor maneira de classificar é tirar tudo dos armários e das prateleiras. Organize todos os seus produtos em pilhas. Tomar decisões. Decida quanto você precisa reduzir sua coleção para tornar o espaço da sua sala de aula mais funcional. É em 50%? Nesse caso, isso significa que todas as outras coisas, ou metade do volume, precisam ir para a pilha "para viagem". Pode ser difícil, até emocional, abrir mão de materiais. Tire fotos digitais do seu velho lixo favorito, se for o que você precisa fazer para deixá-lo ir. Doe materiais valiosos para o brechó e recicle o que precisa ser reciclado. Além disso, livre-se de móveis volumosos ou sistemas de armazenamento e substitua-os por outros mais simples e portáteis. Todo o esforço parecerá valer a pena quando você e seus alunos não estiverem mais tropeçando nas caixas e, em vez disso, tiverem um caminho livre e uma visão desobstruída.

  3. Armazene e etiquete os materiais. Depois de restringir seus produtos a uma quantidade razoável, você vai querer separá-los antes de colocá-los de volta em seus armários. Se você se deparar com ótimos materiais que esqueceu que tinha e que realmente seriam úteis na atividade da semana passada, então seus tesouros não estão acessíveis para você. Caixas de plástico uniformes e claramente rotuladas com tampas que cabem em quaisquer recipientes de armazenamento que você tenha são um bom caminho a percorrer. Use adesivos de tipo de tag de nome e marcadores permanentes para a rotulagem. Você pode até codificar os rótulos por cor por assunto. Caixas empilháveis (algumas vêm com uma saliência para pendurar arquivos) também são bastante versáteis. Divida as coisas de uma maneira que funcione para você, talvez por assunto, unidade, mês ou estação do ano. A propósito, se você limpar toda a poeira com lenços de limpeza antes de colocá-la nas novas lixeiras, você se sentirá ainda melhor com os esforços da organização.

    Outra opção, especialmente se o seu espaço de armazenamento for muito limitado ou interferir no espaço de trabalho, é armazenar materiais de forma colaborativa com seus colegas de equipe em outras salas de aula ou espaço de trabalho comum. Por exemplo, eles mantêm todos os materiais de Ciências e você mantém todos os materiais de Estudos Sociais. Isso requer não apenas organização, mas também coordenação entre duas ou mais pessoas, então pergunte-se se isso é prático antes de propor a ideia a colegas.

  4. Crie um fluxo de entrada e saída de materiais e papéis. Sua sala de aula não é um lugar estático e imutável. É um ecossistema de aprendizagem que requer fluxo interno e externo. Sem ele, o sistema fica obstruído e prejudicial à saúde. Tenha um local claro e simples para onde ir a lição de casa Tenha um sistema factível de como essa lição de casa é avaliada, registrada e devolvida ou arquivada em carteiras.

    Tenha um sistema para enviar trabalhos de classe concluídos para casa. Se o trabalho for valioso porque mostra o progresso ou uma amostra de trabalho, ele pode ficar em um portfólio ou pasta de trabalho que você ou seu aluno mantém. O trabalho é apenas uma página de prática que pode ser levada para casa ou reciclada? Tenha um sistema regular para determinar em que categoria os jornais do dia-a-dia se enquadram e para onde vão. Dedicar alguns momentos todos os dias para fazer isso com seus alunos (talvez pedindo que façam a classificação ou arquivamento) economizará tempo e energia a longo prazo. Se você não estiver fazendo isso, inicialmente parecerá demorado. Você não quer gastar muito do seu valioso tempo de aula neste tipo de tarefas domésticas, mas invista um pouco de tempo desde o início para desenvolver o hábito e realmente valerá a pena.

  5. Use trabalhos em sala de aula para manter a organização. Depois que sua sala de aula estiver organizada, ela não permanecerá assim, a menos que haja um sistema de manutenção em vigor. Você pode passar uma hora por dia depois da escola colocando tudo de volta em sua melhor forma ou pode fazer com que seus alunos trabalhem em comunidade por cerca de dez minutos e realizem a mesma tarefa. É uma grande lição para os alunos. Eles se sentirão mais envolvidos em sua sala de aula, terão que trabalhar para resolver problemas para completar sua tarefa, aprenderão a trabalhar juntos e aprenderão a ter responsabilidade. Eles podem até ser mais cuidadosos com a bagunça que fazem quando sabem que precisam limpá-la.

    Faça com que concluam a atividade em um momento em que estão inquietos e, de qualquer forma, normalmente têm dificuldade em ficar sentados. No final do dia ou logo após o recreio são ótimas opções. Experimente desligar as luzes e fazer com que façam suas tarefas silenciosamente. Se você conseguir fazer isso (e é possível), você pode realmente se maravilhar com o que está sendo realizado e como está sendo realizado. Você pode se surpreender com qual de seus alunos vai adorar completar suas tarefas diárias. Pode apelar para sua natureza cinestésica.

    Exemplos de trabalhos em sala de aula incluem: bibliotecário (endireita a biblioteca da sala de aula ou cestas de livros), organizador de corredor / armário (coleta o lixo perdido e substitui itens caídos), espanador (usa lenços para limpar superfícies), monitor de lixeira, técnico de planta (plantas aquáticas), entregador da biblioteca escolar (devolve os livros à biblioteca escolar), apontador de lápis, empilhador de cadeiras, apagador de quadro-negro / quadro branco. Alguns trabalhos podem não estar relacionados à limpeza e podem ser realizados em outras horas do dia (como líder de linha e fechadura de porta). Veja informações mais específicas para a implementação de trabalhos em sala de aula e uma lista de trabalhos em sala de aula nos links úteis abaixo.

    Dependendo da idade de seus alunos e se eles podem ter alergia a poeira ou odores, o uso de lenços de limpeza pode ou não ser apropriado. Peça aos alunos que lavem as mãos depois de usar qualquer material de limpeza. Se você tiver um quadro-negro em vez de um quadro branco, a limpeza pode agravar a asma ou alergias nos alunos. (Este é um dos motivos pelos quais muitas escolas estão mudando completamente para quadros brancos). Sempre faça com que eles usem um pano úmido para limpar quadros-negros, não use espanadores secos ou panos que apenas colocam toda a poeira no ar, não designam alunos asmáticos para limpar o quadro ou borrachas, e com alergias mais graves, esta pode ser uma das tarefas que você precisa fazer depois da escola quando o ar pode limpar. Converse com o custodiante ou diretor sobre a substituição do quadro (mesmo com um quadro menor e temporário) ou apenas evite o uso do quadro em seu ensino, quando possível. O papel para gráficos é uma boa alternativa.

    Decida quanto você precisa reduzir sua coleção para tornar o espaço da sua sala de aula mais funcional
    Decida quanto você precisa reduzir sua coleção para tornar o espaço da sua sala de aula mais funcional.
  6. Crie um lugar convidativo para os visitantes entrarem. Ao criar um espaço de sala de aula que seja funcional para você e seus alunos, também tenha em mente a perspectiva de um convidado vindo para sua sala de aula. Quando outra pessoa entra em sua sala, ela tem um lugar discreto para sentar e / ou observar? Você deve esperar o diretor, especialistas como os professores de educação especial e ESL, professores estudantes visitantes, professores visitantes ou supervisores do distrito, bem como pais e outros voluntários que venham à sua sala de aula. É desconcertante entrar em uma sala de aula e não saber para onde ir. Se um aluno seu vai receber aulas de reforço em sua sala, isso pode fazer com que ele se destaque se você tiver que parar o que está fazendo e abrir um espaço. Se você tiver reuniões matinais, deixe uma cadeira extra para os convidados. Seus visitantes terão uma experiência completamente diferente se tiverem se sentido bem-vindos em seu quarto. Assim como você sempre teria uma cadeira ou espaço disponível para convidados em sua casa, o mesmo se aplica à sua sala de aula. O espaço pode ser apertado, mas uma escrivaninha, mesa ou canto multifuncional para conferências individuais ou visitas aos convidados é essencial.
  7. Maximize o uso de luz natural e ar. Novamente, todos nós sabemos que não temos garantia de janelas e ar fresco em nossas salas de aula, mas quando você os tiver, faça uso deles. Observe as horas do dia em que a luz natural entra em sua sala e tente abrir as cortinas para maximizar seu uso e minimizar o uso de lâmpadas fluorescentes, quando possível. Sabemos que a luz solar natural é boa para nossa saúde e nosso cérebro, então que melhor momento para acessá-la do que quando você espera que seus alunos realmente estejam flexionando os músculos do cérebro? O uso de luz mais suave das lâmpadas, quando possível, também é uma ótima alternativa. Você deseja fornecer iluminação adequada para a leitura, mas se perguntar a seus alunos, poderá se surpreender ao descobrir o quanto eles gostam de ter as luzes diminuídas por um tempo. Nos meses quentes, isso também pode aliviar a temperatura do seu quarto. Você pode ter um 'tempo de inatividade'em sua sala quando as luzes estão diminuídas e os alunos têm um jogo silencioso ou tempo de descanso. Depois do recreio é um bom momento para esfriar.

    Abrir as janelas pode esfriar uma sala, também pode aumentar a umidade e trazer ruído e poluição do ar, então você precisa encontrar o que funciona melhor para o seu ambiente específico. Coloque os ventiladores estrategicamente para melhorar o fluxo de ar (o que também melhorará o aprendizado). Isso pode significar direcioná-los das janelas abertas ou do corredor, que pode ser mais frio. Use pequenos ventiladores que façam menos ruído e tenha cuidado para manter os cabos fora do caminho.

    Se você usar um retroprojetor ou projetor LED, esteja ciente de quanto calor e ruído eles podem produzir. Desligue quando não estiver em uso e talvez planeje aulas para usá-los durante os horários mais frios do dia.

  8. Mantenha sua sala de aula limpa e fresca. Manter as superfícies limpas em sua sala de aula usando lenços de limpeza multi-superfícies pode fazer uma grande diferença. Não apenas suas mesas, escrivaninhas e prateleiras terão aparência e aparência limpas, mas também serão higienizadas de todos os germes do resfriado em sua classe e seu quarto terá um cheiro fresco. Os alunos realmente gostam de estar em uma sala de aula limpa. Acredito que melhora a concentração e o foco. Seus alunos dirão: "Cheira tão bem aqui!"

    Você quer ser sensível às alergias que os alunos possam ter, mas descobri que um purificador de ar simples com aroma de baunilha (do tipo que você cria para abrir) pode ser muito reconfortante para os alunos. Não sobrecarregue o ar com cheiros fortes que podem ser irritantes para alguns, mas um cheiro fresco e limpo pode fazer maravilhas no ambiente da sala de aula.

    Endireite os materiais, mantenha as coisas empoeiradas (usando pelo menos uma toalha de papel úmida para que a poeira não se espalhe no ar), coloque as coisas no lugar e limpe a bagunça. Se você tem uma rotina diária ou pelo menos semanal, não haverá muita poeira e bagunça para limpar!

  9. Pergunte a si mesmo se seus pôsteres educacionais são educacionais ou papel de parede. A maneira como você utiliza os materiais em suas paredes faz parte da organização. Há tantos pôsteres coloridos e maravilhosos disponíveis que tendemos a estocar todos eles quando vamos à loja de professores. Você também tem suas aulas, artefatos e exemplos de alunos favoritos que lamina e mostra ano após ano. Se suas paredes forem rebocadas com esses materiais, eles podem não ser tão eficazes quanto você pensa. Quando os alunos veem os mesmos pôsteres durante todo o ano, eles realmente não os veem. É preferível retirar e postar esses materiais no momento em que você os ensina.

    Claro, você tem alguns pôsteres de referência que ficarão no ar o ano todo, como a palavra parede, faixa numérica e alfabética (ou cursiva) e pôsteres listando procedimentos ou regras. Mas ter algum espaço em branco nas paredes é uma coisa boa. Além disso, ter algumas obras de arte que são apenas decorativas acalma os olhos. A desordem visual pode ser perturbadora; certifique-se de que há lugares menos "movimentados" para os olhos caírem. Mude os quadros de avisos regularmente, retire materiais de unidades antigas e ensine aos alunos onde consultar para obter informações atualizadas. Mantenha paredes de palavras e outras informações de referência "vivas" e funcionando, referindo-se a elas com frequência.

    O armazenamento de cartazes grandes pode ser complicado. Manter os pôsteres planos os torna prontos para uso, em vez de lidar com as pontas enroladas enrolando os pôsteres. Existem prateleiras especiais que armazenam os pôsteres de forma organizada, mas podem consumir muito espaço. Armazenar pôsteres em cima de armários, na vertical entre os móveis, ou no portfólio de um artista (como um envelope grande) pode ser uma alternativa prática.

    A laminação de pôsteres pode aumentar a durabilidade, mas também torna os pôsteres muito mais pesados e escorregadios. Além disso, eles eventualmente amarelam e enrolam de qualquer maneira. Você pode descobrir que consegue anos de uso com pôsteres não laminados. Você salvará todo esse plástico também. Isso pode ser uma questão de preferência pessoal; Encontre o que funciona para você.

  10. Ajude os alunos a organizar e manter seu espaço pessoal. Fornecer aos alunos tempo adequado para armazenar e cuidar de seus materiais os ajudará a se manterem organizados. No início do ano, pode parecer um processo tedioso e demorado levar dez minutos inteiros para monitorar cada aluno tirando sua pasta vermelha de Estudos Sociais e colocando ordenadamente seu folheto no lado esquerdo. No entanto, este é um investimento de tempo; será uma economia de tempo e energia, uma vez que se torne uma rotina e uma expectativa. No longo prazo, você e seus alunos economizarão incontáveis horas de aprendizado se os alunos puderem acessar seus materiais prontamente. Você também economizará no custo de substituição de materiais e fotocópia de tantos extras de tudo se os alunos tiverem o que precisam em mãos. Deixe os alunos sabem um horário regular disponível para eles para limpar e organizar suas mesas, armários, áreas de gancho para casaco, etc. Incentive os alunos a levar para casa materiais antigos e itens pessoais como roupas que estão atravancando espaços. Talvez peça aos alunos que tragam sacolas de compras ou mantenha um estoque disponível para carregar itens extras para casa.

    As carteiras e espaços pessoais de alguns alunos ainda ficarão bagunçados e bagunçados. Se, ao iniciar uma aula, um aluno não conseguir encontrar a apostila, livro ou ferramenta de que precisa, diga que ele só precisa compartilhar com um vizinho. Tirar tempo de todos os outros alunos para vasculhar suas carteiras é injusto. Para os alunos crônicos que não estão se esforçando na organização, talvez a limpeza no tempo livre seja necessária para passar uma mensagem sobre sua importância.

    Recompense os alunos com a visita da "Fada da Mesa" enquanto eles estão fora. Se seus alunos têm mesas comunitárias e, portanto, usam cubículos, você pode fazer a mesma coisa. A 'Fada da Mesa "ou" Fada do Cubby "aparecerá e espiará nas mesas ou cubículos e aqueles que são limpos e organizados receberão uma nota especial ou um tratamento. Os alunos menos organizados verão um exemplo de como seu espaço deve ser. Para crianças mais velhas, você pode modificar isso deixando apenas um bilhete ou um presente de você, o professor, em vez da 'Fada da Mesa'. Os alunos provavelmente adotarão hábitos de organização para toda a vida benéficos para seu aprendizado.

Crianças e aprendizagem podem ser complicadas, mas com um esforço contínuo, sua sala de aula pode ser não apenas um ambiente de aprendizagem mais eficiente, mas um lugar mais agradável para se estar. Seus alunos colherão os benefícios e os visitantes ficarão impressionados. Uma sala de aula organizada é aquela em que você gosta de passar o tempo. Esperançosamente, todos ganharão alguma inspiração!

Susan Niz, M.Ed.
Artigos relacionados
  1. Como planejar atividades de ensino de volta às aulas?
  2. Como praticar o ensino adaptativo?
  3. Como se preparar para ensinar no jardim de infância?
  4. Como praticar o método de ensino de investigação?
  5. Como se preparar para conferências de pais e professores?
  6. Como reconhecer os estilos de aprendizagem dos alunos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail