Ensinar inglês para iniciantes pode ser um negócio complicado. Muitos professores de inglês caem na armadilha de superestimar seus alunos. Isso pode ter efeitos indesejáveis em todo o processo de aprendizagem do aluno de inglês. Ensinar inglês para um iniciante absoluto é uma tarefa diferente e mais especial do que um tutorial comum de inglês.
Aqui estão algumas dicas que você pode achar úteis para ensinar esse tipo de aluno:
Saiba de onde eles estão vindo. Mesmo que nunca falassem inglês, pelo menos estariam familiarizados com ele, já que o inglês é uma língua comum na TV e na Internet. Se o seu cliente tiver acesso a ele, ele poderá ouvir algumas frases em inglês como "I love you" ou "Hi". Mesmo que seja apenas uma palavra, determine se ele conhece alguma e construa com base nisso.
Avalie a si mesmo. Ao lidar com um iniciante absoluto, você precisa conhecê-lo mais da metade. Você também tem que aprender sua língua nativa. Isso o ajudará a estabelecer um relacionamento com seu aluno e a construir um trampolim para o início das aulas. Primeiro, você precisa conquistar o relacionamento e a confiança do aluno, o que pode afetar muito o aprendizado dele com você.
Se você não conseguiu aprender a língua nativa do seu aluno, pode precisar da ajuda de um tradutor. Você também pode precisar estabelecer primeiro as regras da sua casa durante as sessões de ensino, como: "repita", "fique quieto" ou "sente-se". Isso garantirá que suas aulas prossigam com facilidade.
Você pode descobrir que os planos de aula dos livros de ESL são extremamente úteis para definir o processo projetado especificamente para iniciantes. Se você puder obter cópias, poderá usá-las como uma base firme à medida que avança.
Comece com as frases mais curtas. Frases introdutórias simples podem parecer as mais simples para você, mas não para eles. Por exemplo, "Olá, meu nome é John." pode ser surpreendentemente difícil para eles. Você deve ser capaz de selecionar alternativas para a frase que ainda contenham o mesmo pensamento. Uma alternativa melhor para a frase acima é "Hello, I'm John", que contém menos palavras, mas ainda com o mesmo significado.
A repetição é a chave, não se espera que você termine muito em um determinado tempo, ao contrário, prossiga em um ritmo muito lento. Seu aluno tem que desenvolver sua confiança ao falar a língua primeiro, antes de você introduzir mais conceitos ou palavras.
Use gestos com as mãos, recursos visuais ou imagens generosamente. O uso desses gestos e materiais pode ajudar muito no aprendizado. Lembre-se, quando as palavras não podem transmitir sua mensagem, o site visual do que você quer dizer fará o trabalho. Aos poucos, você pode apresentar conceitos ao seu aluno e construir vocabulário com isso. Se você decidir usar a ajuda de gestos, seja sensível ao usar gestos que podem parecer ofensivos na cultura do seu aluno.
Para ajudar a memória do aluno, escreva a palavra em inglês no quadro ou em qualquer lugar que ele possa ver com frequência depois de aprender a pronúncia correta.
Nada supera a realização de ser capaz de ensinar um novo idioma. Exigirá muita paciência e esforço de sua parte, mas você pode se surpreender com o progresso que um estudante sério pode ter.