Como ensinar aos alunos habilidades de pensamento crítico?
Sr. Mário Aguiar
• 3 min de leitura
A educação é mais do que apenas ler, escrever e aritmética. Para que os alunos possam competir na força de trabalho do futuro, eles devem aprender habilidades essenciais de pensamento crítico. A tecnologia continua a desempenhar um papel importante no mundo acadêmico e é imperativo que os alunos não apenas aprendam como executar habilidades rotineiras, mas também que ultrapassem o básico da informação e aprendam como propor, avaliar, pesquisar e resolver.
Para que os alunos tenham sucesso, eles devem aprender habilidades de pensamento crítico e é imperativo que os educadores os ajudem a aprender como fazer isso. Só então o desempenho acadêmico desses alunos pode ser melhorado e aprimorado. Para que os educadores ensinem habilidades de pensamento crítico aos alunos, eles devem incorporar o seguinte:
Pensamento independente Educadores e pais podem ajudar seus filhos a se tornarem pensadores independentes, nem sempre dando as respostas imediatamente. Em vez disso, deixe os alunos trabalharem no problema e tentarem resolvê-lo sozinhos antes de receberem ajuda.
Organização Para que os alunos se tornem pensadores críticos, eles devem ser organizados. Educadores e pais podem ajudar os alunos a se tornarem mais organizados, modelando essas habilidades e fornecendo materiais organizacionais e espaço aos alunos.
Inferência Os alunos devem aprender a inferir significados, em vez de sempre buscar a resposta óbvia. Ler passagens de vários periódicos e fontes impressas e analisar os significados dessas passagens são boas práticas de inferência.
Antecipando consequências Os alunos devem aprender a pensar além do esperado. Perguntas abertas relacionadas a vários assuntos podem ajudar os alunos a aprender a antecipar as consequências.
Argumentos válidos e inválidos Os alunos precisam entender a diferença entre argumentos válidos e inválidos. Eles precisam aprender a reconhecer os fatos que fundamentam o argumento, tornando-o válido. Eles também precisam reconhecer um argumento inválido por sua falta de evidências e declarações de apoio. Dê aos alunos uma variedade de passagens que exibam argumentos fortes e fracos e peça-lhes que distingam as diferenças entre eles.
Técnicas de resolução de problemas Os educadores podem ensinar os alunos a encontrar uma resposta dando-lhes vários problemas para resolver. Esses problemas práticos devem ser apresentados em todas as áreas acadêmicas centrais. Dê aos alunos tempo suficiente para trabalhar nos problemas sem ajuda antes de intervir para ajudar.
Habilidades de raciocínio A fim de ensinar habilidades de pensamento crítico de forma eficaz, os educadores devem encorajar habilidades de raciocínio. Os alunos devem aprender como resolver problemas raciocinando as respostas. A prática pode ser ministrada em uma variedade de formas, incluindo atribuições históricas, problemas matemáticos e seleções literárias.
Relacionando insights Os alunos também precisam aprender como pegar um novo material, analisá-lo e aplicar seus próprios insights quanto aos temas e motivos de cada peça atribuída.
Dicas rápidas:
Os alunos podem aprender habilidades de pensamento crítico tornando-se mais organizados e aprendendo a fazer inferências.
Para se tornarem pensadores críticos, os alunos devem aprender a diferença entre um argumento válido e um inválido.