A primeira coisa que digo aos clientes quando isso surge é que, embora extremamente moderno e moderno, um sistema de som surround 5.1 típico nem sempre é necessário. A razão pela qual eu aponto que um som surround nem sempre é necessário, é que nem sempre é usado. Muitas pessoas tendem a ficar chateadas quando descobrem que nem tudo o que assistem / ouvem está formatado em um sinal de som surround. A realidade é que um sistema de som auxiliar faz com que tudo soe melhor do que os alto-falantes da TV, então é sempre um bom investimento. A questão é: quantos alto-falantes você deve adicionar ao sistema?
Este é obviamente um esboço geral e sempre há exceções para certos alto-falantes e certos tipos de salas. A preferência do cliente sempre prevalece sobre a opinião do instalador também... e com razão.
Passo 1
Seu sistema 5,1 tradicional é composto por 5 alto-falantes separados e um subwoofer (the.1). Os alto-falantes principais são os frontais esquerdo e direito. Eles devem estar localizados em qualquer lugar à sua frente e equidistantes do centro da TV. É daí que vem a maior parte do seu som, cerca de 70%. Portanto, você quer ter certeza de que, se estiver montando um pacote de alto-falantes, você colocará mais dinheiro nesses dois alto-falantes.
Passo 2
O canal central deve estar no centro da sala e localizado o mais próximo possível da TV. Isso ocorre porque é o alto-falante de onde saem todas as vozes. Quanto mais perto estiver da TV, mais nítida se torna a ilusão de que a TV está realmente falando com você.
Etapa 3
Os alto-falantes traseiros podem ser colocados lateralmente ou atrás de você e, como as frontais, devem estar equidistantes do centro da sala, se possível. Lembre-se de que nem sempre são necessários porque adicionam apenas cerca de 10% do som. No entanto, esses 10% são os efeitos especiais, como balas passando zunindo e pessoas gritando ao fundo.
O motivo de eu mencionar isso é que pode ser extremamente frustrante tentar colocar alto - falantes traseiros em uma sala que não foi projetada para tê-los. E ainda mais frustrante é instalá-los fisicamente e, ao mesmo tempo, garantir que tenham uma aparência tão boa quanto o som. Porque eu sou um fanático por teatro, eu errei em recomendar um 5,1 completo com mais freqüência do que não. Se o cliente entende a diferença entre um 3,1 (tudo na frente) e um 5,1 (com surround adicionado) e definitivamente quer esses alto-falantes extras, aqui estão as maneiras mais comuns de lidar com isso.
Se a sala for acarpetada ou puder ser tratada antes de o piso entrar, um tipo especial de fio de alto-falante pode ser instalado com menos de 0,13" de espessura. Marcas de qualidade soam tão bem quanto fios tradicionais, mas você não pode ver nem sinta quando estiver sob o chão. Depois que o fio for colocado no local desejado, os alto-falantes podem ser colocados em torres de alto-falantes independentes que também ocultarão a saída do fio do chão. Bam. Um à esquerda e outro à direita e você tem som surround.
A única coisa que eu aviso os clientes sobre este método é que se crianças pequenas ou animais maiores estiverem correndo, eles podem derrubar as arquibancadas e eu ainda não encontrei uma garantia que cubra isso.
Se houver acesso ao sótão ou pré-fiação instalada pelo construtor no teto, podem ser instalados alto-falantes que realmente fiquem no teto e nivelados com a superfície. Uma vez que são instalados diretamente no teto, você não precisa de nenhum tipo de parede traseira para suporte.
Além disso, as montagens de alto-falantes universais podem ser instaladas da mesma maneira se os alto-falantes satélite no teto estiverem sendo usados em vez de aqueles que são montados no teto. O custo das caixas acústicas embutidas no teto é geralmente mais alto do que as externas da mesma qualidade.
Provavelmente, a maneira mais recente de colocar alto-falantes traseiros em uma sala que não foi projetada para isso é sem fio. IMPORTANTE: Não estou me referindo a alto-falantes reais sem fio. Tudo isso é terrível. Nunca ouvi um que rivalizasse com um alto-falante com fio, então, a menos que você trabalhe para a NASA, fique longe deles.
"Sem fio" refere-se ao fato de que não há fios de alto-falante passando da frente para a parte de trás da sala. Várias empresas fazem kits que você pode comprar para criar um link sem fio do receptor de home theater (na frente) para a parte de trás da sala. Inclui uma unidade emissora que se conecta aos terminais traseiros do receptor e uma unidade receptora que se conecta (por meio de um fio de alto-falante normal) aos alto-falantes traseiros. Isso o deixa livre para colocá-los em estantes conforme discutido anteriormente, sem ter que rasgar o carpete ou comprar arame especial. A única desvantagem desse método é que a unidade na parte de trás da sala precisa ser conectada a uma tomada de parede e isso às vezes pode dificultar manter o sistema completamente fora de vista. O kit que usei várias vezes e recomendaria é, na verdade, feito pela Rocketfish, que é uma empresa criada e de propriedade da Best Buy. É vendido por cerca de 75€
O último alto-falante a ser configurado é o subwoofer, que é o alto-falante de caixa maior que fornece todos os seus graves. O canal do subwoofer não é específico de um local, portanto, pode ser colocado em qualquer lugar da sala que seja conveniente. Para obter o melhor som, certifique-se de não bloqueá-lo ou empilhar nada sobre ele.
Lembre-se de que todos esses são métodos que usei pessoalmente muitas vezes. Tempo suficiente para saber quando um apresenta uma solução melhor do que os outros. Se você não tiver certeza de qual caminho seguir, sua melhor opção é pedir a um instalador de home theater e dar uma olhada em sua casa para fazer recomendações. Hoje em dia, a maioria das empresas, inclusive a minha, oferece esse serviço gratuitamente, então definitivamente vale uma hora do seu tempo.