Os efeitos especiais são usados com resultados espetaculares na indústria do entretenimento, seja ao vivo ou em filmes. O trabalho de um artista de efeitos especiais é um dos mais quentes da atualidade e, com muito trabalho e treinamento, você também pode se tornar um! Os efeitos especiais são geralmente caracterizados em categorias especiais - computação gráfica, maquiagem para teatro / filme, animação e truque de fotografia.
Continue lendo para descobrir como você pode se tornar um artista de efeitos especiais em qualquer uma das categorias acima.
Maquilhagem de efeitos especiais
O trabalho envolve o uso de maquiagem, perucas, próteses e outros adereços para transformar atores de aparência normal em monstros, carniçais, criaturas fantásticas e muito mais. Embora não haja um único diploma que forneça qualificações educacionais, essa é uma habilidade frequentemente adquirida no trabalho, observando e aprendendo com outros profissionais experientes. Cursos especiais de cosmetologia, maquiagem teatral, técnicas de filmagem, pintura com jato de ar, etc. fornecem a vantagem extra.
Efeitos especiais: Cinematografia, gráficos, animação e efeitos visuais
Todas essas subcategorias de efeitos especiais ou efeitos especiais requerem conhecimento técnico e treinamento. Em toda a Europa, existem muitas escolas profissionais e comerciais ou universidades e faculdades tradicionais que oferecem vários programas de cinema e televisão, efeitos visuais, animação por computador e gráficos. No entanto, muitos profissionais de FX que trabalham hoje começaram sem o benefício de qualquer educação formal em suas áreas, suas trajetórias de carreira foram criadas trabalhando como estagiários, esquilos ou assistentes sem nenhum ou pouco salário, construindo um portfólio ao longo do tempo, trabalhando com tantos produtores ou empresas quanto possível.
Se você é jovem ou ainda está na escola, terá o luxo de tempo para progredir como descrito acima, mas obter um diploma, graduação ou mesmo certificação nessas áreas fornecerá esse impulso extra. Alguns cursos que você pode conferir para obter especialização e qualificações em vez de experiência de trabalho estão listados abaixo:
Associado / bacharelado em design gráfico, still e cinematografia, animação - manual ou computador, etc.
Proficiência em software de computador e programação específica para a indústria do entretenimento, por exemplo, a Adobe possui diversos programas como Dreamweaver, CS4, After Effects, etc.
Cursos de graduação ou diploma online em Animação e Efeitos Visuais, Ilustração de Computador, Arte Comercial, Artista Gráfico de Computador, Efeitos Visuais, etc.
Começando
Leia o máximo de informações possível sobre carreiras em efeitos especiais e as diferentes especializações neste campo, tanto em publicações impressas como em recursos online.
Faça networking com os profissionais atuais para ter uma ideia do que está envolvido e dicas para iniciar uma carreira em efeitos especiais.
Procure empregos de verão ou de curta duração, onde você pode ajudar em estúdios de cinema e televisão locais, casas de produção independente, grupos de teatro, etc.
Faça experiências por conta própria com computação gráfica e animação na criação de efeitos especiais; elabore um portfólio de seu trabalho, que você pode levar consigo quando for para uma entrevista. O mesmo vale para seu currículo / currículo!
Trabalho árduo, dedicação e experiência são os fatores-chave na construção de uma carreira como artista de efeitos especiais; com uma ajudinha de colegas, pares e mentores ao longo do caminho, é claro!