Um capacitor é muito importante na maioria de seus dispositivos elétricos. Ele atende aos dispositivos armazenando energia suficiente para ligar as ferramentas. No entanto, sempre chega um momento em que um capacitor é removido ou desinstalado de seus componentes. Quando isso acontece, as correntes elétricas armazenadas nele não são descarregadas automaticamente. Conseqüentemente, uma eletrocução acidental fatal pode acontecer. Para evitar que isso ocorra, é importante que um capacitor seja descarregado corretamente ao ser removido de seu dispositivo. Para ajudá-lo a fazer isso, verifique este guia a seguir:
Conheça as precauções de segurança ao lidar com um capacitor. Um capacitor maltratado pode ser mortal para você. Conseqüentemente, não é uma boa ideia trabalhar para descarregá-lo sem as engrenagens adequadas. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver descarregando um capacitor de alta tensão. Portanto, antes de prosseguir com a tarefa, certifique-se de usar óculos de proteção e luvas altamente isoladas. Além disso, certifique-se de usar as ferramentas certas para fazer essa tarefa e não tente improvisar materiais, a menos que sejam muito confiáveis e eficientes.
Use chaves de fenda com cabos isolados. Esta é uma das maneiras mais fáceis de descarregar capacitores. No entanto, este não é recomendado a menos que você seja um eletricista ou mecânico experiente. Para fazer isso, basta colocar a ponta de duas chaves de fenda em cada terminal do capacitor. Este passo simples já pode descarregar um capacitor simples, mas definitivamente não os de alta tensão.
Remova a alimentação do capacitor. Isso só é útil para capacitores de baixa tensão. Desligar o capacitor já irá drenar a energia pouco a pouco. No entanto, esse método não é uma solução rápida. Pode levar meia hora ou mais para drenar tudo o que está dentro do capacitor. Com isso, não é um método seguro a ser considerado.
Encontre materiais que possam dissipar a energia dentro do capacitor. Qualquer coisa que possa dissipar a energia do capacitor em aquecimento, som ou luz ajudará a drenar o dispositivo. Um bom item é uma lâmpada de 12 volts. Você tem que conectar esta lâmpada ao capacitor para que ela comece a drenar a energia. Assim que a lâmpada for ligada, ela drenará facilmente o capacitor. Para capacitores maiores, é melhor usar uma ferramenta que precise de mais potência, como um amplificador ou um motor elétrico.
Teste se o capacitor já está drenado. Para saber se o capacitor está completamente descarregado, você pode usar o método de teste de lâmpada. Se você tocar o terminal do capacitor com a lâmpada, a lâmpada acenderá se ainda houver alguma energia restante. Se não, você está pronto para ir. No entanto, uma pequena quantidade de energia residual no capacitor já é segura de manusear, então você não precisa se preocupar muito em drenar o capacitor até a última gota.
Um capacitor, uma vez que não manuseado corretamente, pode trazer efeitos fatais para qualquer pessoa. Portanto, é muito importante que ele seja descarregado de sua energia armazenada antes do descarte ou quando não estiver em uso. Dessa forma, você pode ter a tranquilidade de saber que ninguém será vítima de nenhum acidente relacionado a um capacitor que não esteja devidamente descarregado.