Como testar um capacitor de alta tensão de forno de microondas?
Manuel Padrão Filho
• 3 min de leitura
Entre os aparelhos eletrônicos mais nocivos para se trabalhar está o forno de microondas. Portanto, antes de realizar qualquer teste e solução de problemas, bem como reparos, você deve revisar algumas precauções de segurança para garantir sua segurança. A regra principal para testar um capacitor de alta tensão em um forno de micro-ondas é desconectá-lo. Os fornos de microondas com capacitores de alta tensão funcionam com um diodo de alta tensão. Isso significa que o capacitor pode liberar uma carga elétrica muito perigosa após desligar o forno de micro-ondas.
Capacitor de alta tensão
Portanto, certifique-se sempre de que o micro-ondas esteja desligado e o capacitor descarregado. Lembre-se de que um capacitor de alta tensão pode ser descarregado por meio de uma conexão direta ou curto-circuito. Aqui estão as maneiras de descarregar totalmente um capacitor de alta tensão:
Toque a lâmina de uma chave de fenda (use um parafuso isolado) no outro terminal. Deslize-o em direção ao outro terminal. Certifique-se de que ele se conecta ou faz contato com o outro terminal. Assim que a conexão for concluída, segure-o por cerca de quatro a cinco segundos. Se você ver uma faísca, significa que o capacitor com o qual você está trabalhando está com carga e não está com defeito.
Execute a etapa um mais uma vez para criar um curto-circuito com os capacitores e também com o aterramento do chassi.
Certifique-se de criar curto-circuitos com cada terminal. Assim, se o capacitor possuir três terminais, deve-se repetir o primeiro procedimento com todos os terminais.
Você também pode aplicar um aterramento com o terminal magnetron para criar um curto-circuito.
Agora que o capacitor está descarregado, aqui estão as maneiras pelas quais você pode testar um capacitor de alta tensão como o capacitor de tântalo em um forno de microondas:
Certifique-se de que não há eletricidade, portanto, desconecte o resfriador de chips do forno de micro - ondas.
Para garantir sua segurança, verifique os capacitores eletrolíticos de alta tensão. Certifique-se de que todos estão totalmente descarregados.
Verifique novamente toda a fiação do forno de microondas. Agora, você pode remover todos os cabos do capacitor. Execute esta etapa com muito cuidado.
Se você vir um resistor de sangramento, não se preocupe. Não o remova.
Verifique no ohmímetro a resistência desse resistor de sangramento.
Agora, meça o infinito de um terminal ao outro. Você também pode medir a resistência do resistor de sangramento como em um micro-ondas fundido de várias camadas.
Altere as derivações invertendo-as. Certifique-se de que o medidor afasta o valor zero gradualmente e retorna ao infinito.
Você tem que alterar os leads novamente. O mesmo resultado para o medidor é necessário.
Meça o infinito de cada terminal no capacitor. Lembre-se de que, se houver um diodo interno, o medidor refletirá uma resistência de polarização.
Defeitos nas peças podem ser detectados por meio de algum ou todos os seguintes resultados por meio de inspeção visual: (a) local de queima nos isoladores; (b) a película oleosa, bem como um cheiro oleoso, sugere uma fuga dielétrica; e (c) caso de protuberância mostra uma ruptura dielétrica.
Uma vez feitas as inspeções, a presença de algum ou todos os defeitos acima mencionados nos componentes vishay ou cerâmicos ou leituras anormais do medidor indicam a necessidade de instalar um novo capacitor.
Com essas dicas, você agora está pronto para testar o capacitor de um dos aparelhos eletrônicos mais nocivos já inventados.