Como calcular o ganho de potência do amplificador?
Sr. Maximiano Zamana
• 4 min de leitura
A música provavelmente seria uma das coisas mais úteis da vida. Seu efeito atravessa o tempo e a idade. Com o advento de novas tecnologias, tocar música também se tornou sofisticado. As festas nunca estarão completas sem dispositivos que amplificarão a música mais recente da cidade ou a voz do mestre de cerimônias. Graças à tecnologia avançada, os amplificadores de subwoofer tornaram-se um pilar para nossas festas, eventos sociais ou simplesmente para desfrutar da lista de reprodução em nossos MP3s. Os amplificadores não são apenas para música. De um modo geral, um amplificador é um dispositivo que aumenta a amplitude de um sinal em qualquer dispositivo, seja um CD player ou DVD player.. Mas você já se perguntou como o ganho de potência de um amplificador é calculado quando você o está sintonizando com sua unidade principal para produzir o som que deseja? Aqui está como fazer.
Determine a saída máxima de sua fonte. A primeira coisa que você precisa fazer é determinar o pico máximo de sua música. Você pode fazer isso ouvindo a música e localizando manualmente seu pico mais alto. Isso é importante porque sua fonte ditará a configuração do amplificador. Lembre-se de que um amplificador é usado para aumentar o sinal que recebe da fonte. Para fazer isso de forma eficiente, o sinal enviado deve ser compatível com os ganhos do amplificador, caso contrário resultará em distorção. Além disso, você precisará disso para determinar a potência estéreo necessária.
Determine o nível médio. Depois de determinar o pico máximo da música, é hora de determinar seu pico médio. Novamente, você terá que fazer isso manualmente, da mesma forma que determinou a saída máxima de sua fonte. Isso também será necessário para definir o ganho de potência do amplificador.
Ajuste o amplificador pelo ouvido. Agora que você já sabe a saída máxima e média de sua fonte, é hora de configurar o amplificador. Lembre-se de que seu objetivo aqui é equilibrar o sinal enviado com os ganhos de potência do amplificador. Tudo que você precisa aqui é seu ouvido. Comece configurando seu amplificador para alguns pontos abaixo da capacidade média da fonte. Aumente lentamente, até ouvir a distorção do som. Isso tem algo a ver com o circuito do amplificador. O sinal enviado não está mais equilibrado com os ganhos configurados no amplificador. O ganho deve ser igual ao sinal enviado ao seu amplificador. Equilibrar o ganho e a saída média não significa que você não ouvirá distorções novamente. Lembre-se de que sua música tem um pico máximo. E quando atinge esse pico máximo, a distorção pode ocorrer novamente. A única maneira de diminuir esse chiado é usar um amplificador amplificado de classe superior. Tudo vai depender do consumo que você precisa e da sua preferência. Nunca se esqueça de usar um transformador de amplificador quando necessário.
Os amplificadores deram vida às nossas festas e eventos sociais. Com o passar dos anos, até mesmo essa tecnologia evoluiu. Diferentes designs de amplificadores se infiltraram no mercado. Agora, podemos desfrutar plenamente de nossos MP3s sem incomodar os vizinhos. Podemos fechar nosso mundo de outras pessoas apenas furando bem os fones de ouvido e ligando nossa lista de reprodução. Podemos não ver muita importância em saber como calcular o ganho de potência de um amplificador. Mas do lado prático, saber disso nos ajudará a aproveitar nossa música em seu potencial máximo, pois através disso, podemos ajustar a mistura que realmente se adapta aos nossos gostos.