Um deslocador de fase é um dispositivo utilizado para ajustar a fase de uma transmissão de radiofrequência. Este é essencialmente um aparelho de rede de microondas, que permite a manipulação de sinais de rádio. Existem dois tipos de deslocadores de fase. São as fases fixas, também conhecidas como deslocadores de fase digitais, e os tipos variáveis, geralmente analógicos. Projetar isso pode exigir que você tenha experiência suficiente em eletrônica e comunicações de rádio. Isso porque, para fazer uma produção de sinal precisa, alguns cálculos matemáticos devem ser feitos. No entanto, a construção do próprio dispositivo não é difícil de fazer.
Usando um pedaço de papel, uma caneta e uma calculadora, desenhe um diagrama esquemático que deve definir o desenho que você deseja ter. O diagrama esquemático é na verdade o projeto do circuito de fase. Use sua calculadora para fazer cálculos precisos para que você possa obter os resultados de sinal desejados.
Determine o cálculo da fase. Isso pode ser calculado a partir da disparidade entre o comprimento elétrico do braço de referência e o braço de atraso. Qualquer linha de transmissão tem uma fase igual ao comprimento multiplicado por sua própria constante de propagação. Você pode usar os meios mais comuns de computação além de radianos, que são em graus elétricos.
Para uma mudança de fase de linha de chaveamento básico, você só precisará de um par de interruptores de pólo único e duplo ou SPDT. Isso pode ser feito em muitos métodos com o uso de diodos, FET ou interruptores do sistema microeletromecânico. A soma das distâncias das chaves deve ser superior a 20 dB. Caso contrário, uma ondulação será criada na resposta de fase de frequência e na amplitude.
Você deve se certificar de que a tecnologia do switch que está usando é adequada para a banda de frequência desejada. No circuito integrado de micro-ondas ou MIC, os diodos PIN são utilizados como interruptores. Por outro lado, os FETS são usados para projetos de circuitos integrados de micro-ondas monolíticos.
Os diodos são frequentemente recomendados para uso em um deslocador de nível, uma vez que é um elemento melhor para a comutação do que o FET. No entanto, se o seu projeto for um circuito monolítico, você pode usar o FET. Isso pode se livrar de sua capacitância de estado desligado, uma vez que atinge frequências extremamente altas, empregando indução shunt.
Quando o projeto do deslocador de fase for concluído e realizado por meio da construção real, você pode começar a testá-lo. Você pode fazer isso tentando ajustar o ângulo da fase de transmissão de uma rede. Você saberá se o seu dispositivo realmente funciona se der muito pouca perda de inserção. Em todos os estados da fase, ele também deve ter um grau igual de amplificação. Se você notar que há perdas, o que você pode fazer é substituí-las com o uso de um estágio de amplificador. O poder de que você precisará para superar as perdas pode depender da quantidade de perdas que você está recebendo.