Como configurar um amplificador de caixa acústica?
Renato Wilson Pires
• 3 min de leitura
Amps ou contrabaixo são dispositivos usados com a guitarra ou contrabaixo para que os sons sejam amplificados. Os amplificadores de caixa também são usados para modificar os sons produzidos pela guitarra. As frequências podem variar e o guitarrista também pode adicionar certos efeitos ao som para torná-lo melhor. Existem diferentes tipos de amplificadores usados por músicos. Para iniciantes, o amplificador de caixa pode custar 37€ dólares ou mais. Para os profissionais, esses amplificadores podem custar até milhares de dólares.
Amplificador de caixa acústica
Existem diferentes maneiras de configurar um amplificador de caixa acústica. Configurá-lo da maneira correta afetará o resultado do som do amplificador, portanto, você deve configurá-lo da maneira correta.
Aqui estão algumas dicas sobre como você pode configurar seus amplificadores acústicos:
Localização. A primeira coisa que você precisa fazer é pesquisar o local onde você está planejando colocar os amplificadores da caixa de sua guitarra. Você pode montá-los ou deixá-los no chão. Considere os materiais em seu quarto. Esta é uma sala que pode suportar sons altos? Além disso, considere o tamanho da sala. Você gostaria de colocar seus amplificadores de alto-falante em uma sala onde você possa se mover livremente.
Configurações do amplificador. Verifique o amplificador de caixa acústica para as configurações de energia e peças. Verifique a classificação de potência do seu amplificador. A potência determina o quanto o amplificador pode preencher a sala com os sons vindos de seu violão. Você também verá uma classificação que usa ohms. Esta é a resistência de seus alto-falantes. Você deve manter os alto-falantes no nível de resistência para que o som seja nítido.
Som certo. Você terá que encontrar o nível certo de som para seus amplificadores. Você pode querer pesquisar mais sobre isso para ter uma ideia de como proceder para alterar as configurações para obter o som correto. Deixar o amplificador muito alto pode danificar os alto-falantes e deixá-lo muito baixo pode não ter o melhor efeito. Você pode ler mais sobre classificações de potência e impedância para alterar essas configurações.
Saídas. Procure os tipos de conexões de saída de seu amplificador. Normalmente, você terá um cabo XLR. É melhor consultar o manual do seu amplificador para se familiarizar com todas as partes do amplificador antes de conectar os cabos.
Níveis de configuração. A última coisa que você precisa fazer é definir os níveis de seu amplificador usando sua guitarra ou baixo. Para fazer isso, você pode testá-lo com a guitarra para ver o quão alto ele pode ficar. Você pode começar com um nível de 75 e aumentar a potência até sentir que o som já preenche a sala.
Estas são algumas das etapas que você pode realizar ao configurar um amplificador de caixa acústica. Se esta é a primeira vez que você está configurando um amplificador, seria melhor se você pedir ajuda a outras pessoas que já saibam como fazê-lo. Você também pode fazer mais pesquisas para aprender como configurar seus amplificadores.