Dor é perder seu telefone celular e não ter nenhum backup único de seus contatos, calendário, etc. Imagine ter que procurar os números de contato de todos os seus amigos novamente e digitá-los do zero. E não se esqueça de todos os compromissos e eventos em sua agenda. Quer o seu telefone tenha sido danificado além do reparo ou você tenha perdido o telefone, pode ser um verdadeiro pesadelo, mas você pode evitar esse pesadelo fazendo backup dos dados do seu telefone.
Aprenda a usar o PC suite (ou outro software de backup): Alguns fabricantes de telefones fornecem software de backup de dados gratuito no pacote de vendas ou até mesmo em seus sites. Aprenda como usá-los para fazer backup de seus dados importantes, especialmente seus contatos e calendário. O backup pode ser feito por cabo ou até mesmo por Bluetooth. Normalmente, este software permite que você sincronize seus contatos e informações de calendário com um programa de e-mail (por exemplo, Microsoft Outlook). Essa é uma grande vantagem porque você pode imprimir cópias impressas de suas informações de contato e calendário e mantê-las como backup. Você nunca sabe quando os discos rígidos também travam.
Obtenha um cartão de memória extra: um cartão de memória extra significa que você pode fazer backup dos dados do seu telefone nele e não terá que se preocupar tanto se algo acontecer com o cartão que você está usando no momento.
Escolha o cartão certo. Os cartões de memória vêm em diferentes tipos e tamanhos (SD, mini SD, micro SD, MMC, Memory Stick, etc.). Se você não souber que tipo de cartão de memória comprar, leve o telefone com o cartão de memória para a loja. Eles poderão recomendar o tipo certo de cartão de memória para você.
Formate o cartão de memória. Os telefones geralmente exigem que você formate o cartão de memória antes de usá-lo. A formatação do cartão de memória pode ser feita através do próprio telefone.
Faça backup no cartão extra. Assim que tiver o cartão de memória extra, faça um backup imediatamente para ambos os cartões de memória e mantenha o extra em casa após o backup.
Use um diário (com a seção de nome e endereço): a última alternativa é fazer backup manual das informações de contato e calendário em um livro de diário. Este é o mais tedioso, mas pelo menos você tem uma cópia impressa de seus dados importantes.
Se essas opções não funcionarem para você, aqui estão algumas alternativas:
Ligue para a linha de ajuda do fabricante para obter instruções (você pode obter o número da linha de ajuda no site da empresa, por exemplo, www.nokia.com).
Visite o centro de serviço do fabricante e peça que lhe mostrem como fazer.
Traga o telefone de volta para onde você o comprou e pergunte como fazer o backup.
Seja qual for a forma que você escolher para fazer backup dos dados do seu telefone, faça-o agora e atualize-o semanalmente! Você nunca sabe quando pode perder os dados, seja por roubo de telefone, dano irreparável ou simplesmente deixando o telefone em um táxi. Portanto, aprenda a maneira correta de fazer o backup.
Ferramentas necessárias:
Cartão de memória (mesmo tipo que o usado no telefone, mas pode ter maior capacidade de armazenamento)
Software de backup (Nokia e Sony Ericsson chamam seu software PC Suite)