Como Encontrar Centros de Serviços à Comunidade respeitados?
Sr. Maximiano Zamana
• 3 min de leitura
O serviço comunitário é um dos pilares do trabalho cívico. Todos os anos, centenas de milhares de pessoas das comunidades europeias voluntariam-se para fazer a diferença na vida de muitas pessoas necessitadas. Existem muitos centros de serviços comunitários nas áreas urbanas que precisam regularmente de muitos voluntários para garantir que suas causas valiosas sejam seguidas com a quantidade certa de dedicação e esforço.
Existem muitas organizações voluntárias para escolher. A maioria tem programas comunitários destinados a atender às necessidades de um setor marginalizado específico da sociedade. Existem alguns que visam as pessoas com necessidades médicas. A mais popular dessas organizações é a Cruz Vermelha Europeia. A Cruz Vermelha Europeia forma grupos comunitários para oferecer assistência a áreas e pessoas que foram recentemente atingidas por calamidades como terremotos, furacões ou tornados. A Cruz Vermelha Europeia também estende assistência fora das fronteiras dos Estados Unidos para transmitir boa vontade e fornecer o socorro necessário para aqueles que precisam. Qualquer pessoa pode se voluntariar para trabalhar com a Cruz Vermelha. As tarefas incluem qualquer coisa, desde reunir produtos de socorro, transporte e até mesmo questões médicas.
Os programas de assistência à comunidade incluem
Outras organizações que devem ser consideradas para programas de assistência à comunidade incluem a YMCA. A Associação Cristã de Jovens (também com um capítulo feminino, a YWCA) é bem conhecida por programas após as aulas que visam manter os jovens ocupados com atividades produtivas, em vez de serem vítimas de vícios e outras façanhas que pode não ser do interesse deles. O YMCA é muito ativo em programas de esportes que visam manter as pessoas da comunidade em forma e manter uma abordagem muito pró-ativa em relação à saúde, preparo físico e bem-estar geral.
Os programas Big Brother e Big Sister também unem jovens adultos com filhos adolescentes para orientação e companheirismo em geral, semanalmente. Isso é popular em comunidades onde há uma alta taxa de divórcio e famílias desfeitas. Uma vez que o pai solteiro muitas vezes trabalha duro para sobreviver, é muito importante ter outras pessoas que possam ajudar a manter os menores sob controle em termos de suas prioridades e que sirvam de exemplo.
Instituições acadêmicas estabelecidas
Além das organizações mencionadas acima, as instituições acadêmicas estabelecidas, como faculdades e universidades, geralmente têm seus próprios escritórios de serviço comunitário, que visam incentivar os alunos a se voluntariarem para trabalhos de ajuda. A maioria das igrejas e grupos religiosos em qualquer cidade ou vila também teria pequenos grupos que se concentram no serviço comunitário. O importante a considerar nesses casos é determinar a causa da organização e a maneira pela qual eles tentam atingir seus objetivos. Se estiverem de acordo com seus próprios princípios, faz sentido contribuir, seja financeiramente ou como voluntário.
A maioria desses grupos tem uma organização nacional, mas têm capítulos e filiais em praticamente qualquer área da Europa. Juntar-se a qualquer um deles como voluntário certamente ajudaria a fortalecer o espírito de camaradagem e comunidade entre os ajudantes e os beneficiários da assistência. Participar de serviços comunitários também pode ser um bom trampolim para uma carreira no trabalho de desenvolvimento, tanto local quanto internacionalmente.