Os telefones celulares tornaram-se onipresentes nos últimos anos. Eles evoluíram de meros luxos que um rico empresário pode pagar para necessidades que até crianças em idade escolar precisam. Os telefones celulares oferecem diversos confortos, como segurança e comodidade. No entanto, também existe um custo para possuir um telefone celular.
Para um indivíduo que se preocupa com os custos, isso pode ser facilmente controlado. Simplesmente tente monitorar e limitar o número de chamadas e mensagens de texto que você faz em um dia, para que você possa ficar dentro de sua alocação. No entanto, e se você dirige uma empresa e tem medo de que seus funcionários possam abusar dos telefones fornecidos pela empresa? E se você ficar surpreso no final de cada mês com o valor da conta do celular de sua filha? E se você for apenas um usuário leve e os planos mensais fornecerem muitos minutos grátis e mensagens de texto do que o necessário?
Uma boa solução é converter seu telefone em pré-pago. Os sistemas pré-pagos ou sistemas pré-pagos não têm contas regulares e recorrentes. Em vez disso, você compra créditos para recarregar a "carteira" do seu celular. Cada chamada, SMS ou acesso a dados é então faturada contra este valor. Isso pode ser particularmente conveniente se você for um usuário leve. Você pode manter o telefone na bolsa para emergências, mas não precisa se preocupar em pagar mensalmente por algo que não está usando.
Identidade do assinante difícil
Verifique se há um cartão SIM. A primeira coisa a fazer é verificar se o seu telefone usa um " módulo de identidade do assinante " ou cartão SIM. Este é um pequeno cartão inteligente ou microchip localizado em um slot dentro do telefone, geralmente próximo ao compartimento da bateria. O uso de um SIM facilita a alteração de números de telefone e planos. Você só precisa trocar o cartão SIM por um pré-pago. Os telefones GSM usam esse padrão. No entanto, outros sistemas podem ter a identidade do assinante conectada ao telefone.
No entanto, você também deve verificar se o seu telefone celular está bloqueado na rede. Normalmente, você pode desbloquear o telefone pelo provedor ou por uma central de serviços terceirizada por uma pequena taxa. Caso contrário, talvez você não consiga convertê-lo para um sistema pré-pago, a menos que use um serviço pré-pago da mesma rede.
Operadora de telefonia móvel
Ligue para sua operadora de celular. Pergunte se eles podem fazer o downgrade de sua assinatura para uma pré-paga. Eles podem fornecer a você um novo cartão SIM e desconectar sua assinatura anterior. Se o seu telefone não depender do SIM, a operadora do celular terá que reprogramar sua conta para convertê-la em uma pré-paga.
Compre um SIM pré-pago. A maioria dos provedores vende cartões SIM pré-pagos nas lojas e pontos de venda de suas empresas. Você pode até encontrar cartões SIM pré-pagos em shoppings, aeroportos, estações de trem e similares. Isso pode ser conveniente durante a viagem, especialmente se sua rede não tiver acordos de roaming com sua cidade ou país de destino. Basta retirar o SIM antigo e inserir o SIM pré-pago para converter rapidamente seu telefone em pré-pago.
Plano mensal
Ao fazer isso, não se esqueça de ligar para sua operadora para solicitar o cancelamento de sua linha pós-paga. Caso contrário, você ainda pode acabar pagando pelo plano mensal, mesmo quando já estiver usando um novo.
Algumas dicas. Lembre-se de que você pode ter que pagar uma taxa de desconexão, especialmente se você assinou um período de bloqueio em seu contrato com sua operadora de celular. Além disso, você precisará verificar constantemente seus créditos se ainda tiver saldo, para saber se tem dinheiro em sua conta para fazer uma chamada ou enviar mensagens de texto.