As câmeras digitais reflex de lente única (DSLR) usam sensores chamados de dispositivos de carga acoplada (CCD) em vez de filme. Os sensores permitem que as câmeras DSLR capturem a luz e produzam a imagem digital. Resumindo, é o coração de uma câmera DSLR. Por serem carregados, eles têm uma forte tendência de atrair partículas de poeira. Manter a tampa da lente corretamente colocada quando a câmera não estiver em uso normalmente seria o suficiente para proteger o sensor contra sujeira. É claro que ainda podem surgir situações que podem sujar o sensor e isso exigiria a abertura da câmera e a limpeza do componente.
1. Trave o espelho e mantenha o obturador aberto.
Cobertura do filtro passa-baixa
O que realmente precisa ser limpo é o filtro de passagem baixa que cobre o sensor. Ele está localizado atrás do obturador, portanto, é necessário travar o espelho e mantê-lo aberto. Pode ser necessário consultar o manual da câmera para saber a maneira específica de fazer isso. É recomendado que você use o adaptador AC para alimentar a câmera e mantê-la neste modo. Lembre-se de que nesta condição o sensor agora está aberto para mais poeira. Portanto, é fundamental que você execute essa manutenção em uma sala muito limpa e que tenha seus materiais de limpeza prontos. Assim que você abrir o acesso ao sensor, comece a limpar imediatamente.
2. Limpe a poeira do filtro.
Nunca é uma boa ideia entrar em contato físico com o filtro de passagem baixa e o sensor, pois esses componentes são muito frágeis e podem ser facilmente arranhados. Um arranhão refratará a luz que passa e qualquer foto que você tirar ficará arruinada. Assim, a primeira etapa de limpeza é soprar a poeira do filtro. Se o sensor não estiver muito sujo, essa será a única etapa que você precisará dar. Alguns fotógrafos e fabricantes veteranos recomendam o uso de uma bomba de ar operada com o pé (o tipo usado para encher piscinas infantis infláveis), pois isso deixará suas mãos livres. É importante que você sopre apenas pequenas quantidades de ar na superfície do filtro. Isso geralmente será o suficiente para soprar para longe grandes partículas de poeira soltas. Se você estiver usando um soprador com bico, certifique-se de que o bico não entre em contato com o filtro. O ponto fraco desse método é que a poeira que ficou presa no filtro por meio da umidade não será removida.
3. Limpe a poeira do filtro.
Se após o sopro, a poeira ainda permanecer no filtro de passagem baixa, você precisará escalar a sua limpeza para a utilização de uma escova. O pincel a que nos referimos não é apenas um pincel genérico que pode ser comprado em uma loja de artigos de arte ou ferragens. Os kits de limpeza de câmera vêm com escovas de limpeza de sensor cujas cerdas são especialmente projetadas para se tornarem eletrostáticas e atrair partículas de poeira presas. Eles também não são abrasivos o suficiente para tocar a superfície do filtro. Para carregar a escova, você precisará soprar nela (use a bomba de ar). Em seguida, passe o pincel levemente no filtro em uma passagem e em uma direção. Sopre o pincel novamente após um golpe para remover a poeira acumulada.
Este é o método de limpeza mais perigoso e só deve ser empregado em casos extremos, onde o sopro e a escovação são inadequados. Os lenços mais recomendados para usar neste método são chamados de Pec Pads fabricados pela Photographic Solutions. Esses panos não soltam fiapos, são macios, absorventes e geralmente seguros para uso na superfície de um filtro. O fluido de limpeza do sensor da câmera usado com eles é à base de metanol, que é um tipo de álcool de secagem rápida. Evite usar fluidos de limpeza de secagem lenta, pois eles deixarão resíduos no filtro. Passe os Pec Pads levemente em uma direção e jogue-os fora em seguida. Use um novo para a próxima passada.
Sempre tenha em mente que o maior risco de limpar o sensor de uma câmera DSLR é danificá-lo ainda mais, arranhando ou deixando resíduos no filtro de passagem baixa. Quando isso acontecer, você não terá escolha a não ser substituir toda a unidade do sensor e isso pode custar tanto quanto a câmera.
Dicas rápidas:
Use um PanaVise para manter a câmera estável durante a limpeza. Se possível, use também um optivisor e uma pequena lanterna para que você possa ver claramente a poeira e outros contaminantes no sensor.