Como comparar Blu-Ray e HD-DVD?

Blu-Ray compartilham muitas tecnologias básicas
Os formatos HD-DVD e Blu-Ray compartilham muitas tecnologias básicas, desde o diodo laser azul até a codificação usada.

O entretenimento doméstico certamente atingiu novos patamares atualmente com HD-DVD e Blu-Ray. Esses são os dois formatos mais recentes em que as pessoas podem assistir a filmes no conforto de suas casas. Como acontece com a maioria dos produtos eletrônicos de consumo, quando uma nova tecnologia surge, a antiga torna-se facilmente obsoleta e logo surgem problemas de incompatibilidade. Os consumidores terão que fazer uma escolha entre esses dois formatos, pois nem todas as máquinas podem oferecer suporte a ambos.

Os formatos HD-DVD e Blu-Ray são os herdeiros do DVD. Quando os televisores de alta definição começaram a ser lançados em meados dos anos 90, um formato novo e barato que pudesse armazenar mídia eletrônica de alta definição teve que ser desenvolvido para leitores de disco de nível de consumo. O grande avanço foi a invenção do diodo laser azul. Isso fez uso de um comprimento de onda mais curto, o que aumentou o armazenamento da mídia óptica para três vezes mais do que com um DVD. Os desenvolvimentos posteriores de um novo formato envolveram naturalmente fabricantes de eletrônicos e PCs, estúdios e distribuidores de produção de filmes e TV e desenvolvedores de software. Liderando o avanço do HD-DVD estava a Toshiba. Seu parceiro no reino de o desenvolvimento de software era a Microsoft. Simultaneamente trabalhando em seus próprios projetos estava a Sony, que optou por se associar à plataforma Java desenvolvida pela Sun Microsystems. Assim, no ano 2000, esses dois novos formatos entraram em competição direta um com o outro. O HD-DVD inicialmente emergiu como o padrão dominante até 2008. Naquele ano, os defensores do formato na indústria de televisão e cinema, bem como grandes varejistas, viram um declínio nas vendas e mudaram para o Blu-Ray. A Toshiba então reconheceu e declarou publicamente que iria parar de fabricar e vender aparelhos de HD-DVD.

Taxa de amostragem máxima

Outros aparelhos que podem conter dispositivos capazes de ler discos HD-DVD são computadores pessoais
Outros aparelhos que podem conter dispositivos capazes de ler discos HD-DVD são computadores pessoais com unidades ópticas de HD-DVD e o Xbox 360 com uma unidade de HD-DVD adicional.

Os discos HD-DVD podem ter um ou dois lados. Cada lado pode conter uma única camada capaz de armazenar 15 gigabytes de informações ou 30 GB com uma camada dupla. A camada de dados é colocada 0,6 milímetros abaixo da superfície de plástico, que é um arranjo semelhante aos discos de DVD anteriores. Este formato pode acomodar vários sistemas de arquivos. Em termos de áudio, o formato pode suportar uma taxa de amostragem máxima de 24 bits / 192 khz em estéreo. Em termos de vídeo, ele pode lidar com todos os formatos de resolução de televisão HD e usar codecs de vídeo como VC-1, AVC e MPEG-2. Um dispositivo HD-DVD pode reproduzir formatos mais antigos, como DVD e até CD.

Fisicamente, os discos Blu-Ray são semelhantes aos DVDs e CDs padrão, mas comparados ao HD-DVD, podem armazenar muito mais informações. Uma única camada de um disco Blu-Ray padrão de 12 centímetros pode conter 50 gigabytes de dados. O vídeo de alta definição em um disco Blu-Ray pode ter uma resolução de até 1920 x 1080 pixels. O movimento em vídeos Blu-Ray será mais suave com uma taxa de quadros de 60 quadros por segundo. O formato usa a maioria dos codecs de áudio e vídeo que o HD-DVD usa com a adição de MPEG-4. Os primeiros leitores de discos Blu-Ray podiam ler DVDs padrão, mas não CDs.

Os formatos HD-DVD e Blu-Ray compartilham muitas tecnologias básicas, desde o diodo laser azul até a codificação usada. A capacidade do Blu-Ray de armazenar mais informações, no entanto, definitivamente resulta em melhor qualidade de áudio e vídeo. Talvez a maior razão para os consumidores escolherem o formato Blu-Ray é que o HD-DVD, pelo menos em termos de aparelhos independentes, foi encerrado. Portanto, os filmes mais recentes serão lançados em discos Blu-Ray. Mas o HD-DVD ainda não morreu em outras áreas. Outros aparelhos que podem conter dispositivos capazes de ler discos HD-DVD são computadores pessoais com unidades ópticas HD-DVD e o Xbox 360 com uma unidade HD-DVD adicional. Para um consumidor descobrir qual formato suportar, ele precisa pensar sobre a configuração do hardware. Se for um sistema de entretenimento doméstico, então o Blu-Ray provavelmente seria o melhor. Se for um centro de mídia baseado em PC, o HD-DVD encontrará mais compatibilidade.

Artigos relacionados
  1. Como comparar leitores de DVD?
  2. Como conectar um reprodutor de DVD ou Blu-Ray à Internet?
  3. Como copiar vídeos caseiros de VHS para DVDs?
  4. Como conectar um reprodutor de DVD, videocassete e decodificador digital
  5. Como conectar um videocassete a um laptop?
  6. Como tornar a região do seu reprodutor de DVD grátis?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail