As fitas VHS e os videocassetes são tecnologias obsoletas. Mas se você criou um arquivo de vídeo na década de 1980, ou pelo menos tem muitos vídeos de família ainda armazenados em VHS, você pode querer transferir para uma tecnologia mais nova e confiável, que é o DVD (e possivelmente, DVDs de alta definição em o futuro). Como meio de armazenamento, o DVD dura mais, porque não está sujeito a campos magnéticos e moldes. Os únicos inimigos dos DVDs seriam arranhões profundos e derretimento. Os DVDs também oferecem uma melhor reprodução, em termos de clareza e resolução.
Você pode ter suas fitas VHS transferidas profissionalmente, mas isso pode custar um braço e uma perna se você tiver uma coleção grande. Se quiser salvar, você mesmo pode transferi-los por meio de vários métodos.
Grave a reprodução do vídeo
Captura de computador. Você pode conectar o videocassete ao computador usando um conversor analógico para DV. A maioria das filmadoras DV e digital8 pode servir como conversor. Ou você pode comprar um conversor autônomo em uma loja de eletrônicos por cerca de 75€ a 110€ Conecte o cabo RCA do videocassete no soquete Video In de uma filmadora DV ou conversor e, em seguida, conecte o último ao computador via FireWire. Agora você pode usar o software do lado do PC da sua câmera de vídeo para gravar o vídeo reproduzido no VCR.
Depois de salvar o vídeo no computador, agora você pode codificá-lo em um formato adequado, como MPEG4 ou AVI, e depois gravá-lo como um DVD de vídeo usando um software de masterização de DVD como Roxio e Nero.
Usando uma combinação de DVD player. Alguns reprodutores de DVD funcionam, na verdade, como reprodutores combinados, que permitem reproduzir e gravar usando DVDs, mas também possuem slots para outros formatos, como VHS. Com esta máquina, você pode reproduzir uma fita VHS enquanto grava um DVD gravável no slot de DVD.
Aceitar entrada de vídeo
Use um gravador de DVD externo. Alguns gravadores de DVD independentes também podem aceitar entrada de vídeo e gravá-los diretamente em discos como filmes em DVD. Com uma unidade combinada e um gravador de DVD, você pode ter que inserir o DVD resultante em seu PC para finalizar a gravação do disco, pois alguns aparelhos de DVD não podem reproduzir filmes de discos com sessões ainda abertas.
Último recurso: soluções comerciais. Como último recurso, você pode simplesmente procurar uma empresa ou um pequeno estúdio que fará a conversão para você. Se você só precisa transferir um ou dois filmes para o DVD, então talvez o investimento para comprar um novo gravador de DVD ou gastar com conversores analógico para digital e similares não valha a pena. Isso nem inclui o tempo e o esforço que você precisa gastar para converter de analógico para digital e, em seguida, configurar seu software de gravação para gravar um DVD no formato de filme em DVD.
Novamente, os benefícios da conversão de VHS para DVD superam os custos, especialmente se você tiver vídeos que deseja preservar por um período mais longo. Será apenas uma questão de quanto esforço e dinheiro você está disposto a doar para este projeto.