A infertilidade pode ser um assunto muito delicado para muitos casais. Se você acha que pode ser infértil, veja como pode abrir um diálogo com seu médico.
Timing. Em primeiro lugar, considere quando você deve falar com seu médico. Se você é bastante jovem e se casou recentemente, não há razão para que você deva conversar com um médico sobre tratamentos de fertilidade só porque você não concebeu durante o primeiro ano de casamento - se esse for o plano. Em alguns casos, é possível que você e seu cônjuge simplesmente não estejam tendo relações sexuais durante a época do mês em que você está fértil. Se você já tem trinta e cinco anos e ainda não consegue conceber, no entanto, pode ser melhor programar o diálogo o mais rápido possível.
Preparando suas perguntas. Depois de marcar a visita ao médico, certifique-se de preparar previamente a sua lista de perguntas. Lembre-se de que os tratamentos de fertilidade são um empreendimento sério e podem até ser bastante caros. Você deve saber tudo a respeito o mais cedo possível e deve saber todas as perguntas que deseja fazer ao médico o mais rápido possível. Pegue um bloco de papel e faça uma lista de perguntas como os tipos de exames que podem ser feitos em você, os motivos de sua infertilidade, as opções de tratamento, as chances de engravidar etc.
Prepare-se para os testes. Saiba que uma visita ao médico não envolve apenas conversar com o médico, mas também fazer exames. certifique-se de perguntar ao médico sobre os testes, incluindo como os testes serão realizados, o que os testes farão e o que os testes irão medir, e os custos do teste. Alguns dos testes usuais a que você será submetido incluem testes de progesterona, testes de hormônio folículo estimulante, testes de ovário e, para homens, análise de sêmen.
Conheça suas opções. Você terá que esperar alguns dias antes que os resultados dos testes voltem. Uma vez que os resultados do teste voltem, você precisa perguntar ao médico sobre suas opções. Algumas pessoas podem restaurar sua fertilidade simplesmente passando por algumas mudanças no estilo de vida, como melhorar a dieta, dormir mais, diminuir a carga de trabalho e tomar alguns medicamentos. Alguns outros precisarão de fertilização in vitro para conceber. Finalmente, pessoas com casos insolúveis de infertilidade podem precisar considerar a adoção para ter filhos.
Durante todo o processo de conversar com seu médico e fazer o teste, certifique-se de fazer qualquer pergunta que vier à mente. Lembre-se de que é o seu corpo e o futuro da sua família que está em jogo. Você tem todo o direito de fazer perguntas sobre tópicos que são vagos para você. Se alguns dos termos usados não forem claros, pergunte ao médico o que os termos significam. Se possível, faça também sua própria pesquisa em casa ou peça a segunda opinião de outro médico. Com isso em mente, você deve conversar com um médico sobre seus problemas de infertilidade.