Sua família tomou a decisão de adotar da China. Parabéns! Agora, por onde você começa?
- Encontre uma agência que ofereça um programa na China. Nem todas as agências são licenciadas para adoções na China. Um ótimo lugar para começar é digitando "Adoção da China" em um mecanismo de busca online. Haverá muitas opções para você explorar! A China não permite adoções privadas internacionais. Você precisará usar uma agência licenciada.
- Selecione a agência que melhor atende às necessidades de sua família. Gostaria de usar uma agência que oferece apenas um programa para a China ou vários países? Você se sente mais confortável trabalhando com uma agência maior? Ou menor? Eles precisam estar localizados na sua área geográfica imediata? Ou eles podem estar fora do estado?
- Você atende aos requisitos da China? A idade mínima para um pai adotivo é 30 anos. A China acredita que os pais mais velhos são os melhores. Concordo ou discordo, é a regra. Também há uma cota de solteiro em vigor. Apenas 8% de todos os dossiês (candidaturas) apresentados podem ser de mulheres solteiras. Desculpe, rapazes - com muito poucas exceções, a China só permite a adoção de mulheres solteiras. Existem outros requisitos também. Verifique com sua agência antes de assinar para certificar-se de que você atende a todos os requisitos.
- Prepare-se para um passeio acidentado. A China tem sido, historicamente, vista como um dos programas de adoção internacional mais estáveis. Mas aceite que eles podem mudar suas regras, processos e cronogramas sempre que quiserem - e são conhecidos por fazer exatamente isso! Não há nada que você possa fazer para controlá-lo.
- Encontre outras famílias que adotaram da China. Famílias com crianças da China são um ótimo ponto de partida. Eles têm um site nacional informativo, além de capítulos locais em muitas cidades. O melhor recurso que existe são outras famílias. Conheça-os. Você descobrirá que muitos estão mais do que dispostos a ajudá-lo ao longo do caminho.
Adotar da China pode ser um longo caminho, mas concentre-se em quem está no final, e não no número de etapas que você precisa dar para chegar lá. Você pode não entender ou concordar com todos os requisitos, mas quando seu filho for colocado em seus braços, tudo isso será esquecido!