A maioria dos conselheiros de relacionamento concorda que a comunicação é a chave para um relacionamento bem-sucedido. Quer se trate de um romance em desenvolvimento ou de um casamento de muitos anos, ele precisa ser nutrido. A comunicação é vital para casais emocionalmente seguros. Veja como manter a comunicação viva nos relacionamentos.
- Construa uma base. Leva tempo para conquistar a confiança e também para ser capaz de transmitir a confiança necessária para se comunicar verdadeiramente com outra pessoa. Não é uma boa ideia contar seus segredos na primeira conversa com um parceiro romântico em potencial. Algumas pessoas não se sentem próximas de alguém até compartilharem confidências. Às vezes, isso acontece muito cedo em um relacionamento e alguém é traído. Reserve um tempo para conhecer a pessoa antes de confiar nela. Você terá que perguntar e responder para conhecer alguém, mas pise com cuidado nas coisas secretas.
- Ouça quando você não tiver vontade. Se você está em um relacionamento sério o suficiente com alguém que ele o procura para conversar, então você deve ouvir. Minha esposa e eu estamos casados há 35 anos e às vezes tenho vontade de conversar quando ela não tem vontade de ouvir. Mas ela escuta com tanta paciência como se ainda estivesse me cortejando. E isso me faz querer fazer o mesmo por ela. Desligue a TV e olhe para a outra pessoa quando ela estiver falando com você.
- Saiba que a comunicação nem sempre é verbal. Às vezes, só precisamos de um tapinha nas costas, literalmente. Às vezes, só precisamos de um abraço. Uma pessoa pode deixar a outra saber seus sentimentos sem dizer uma palavra. Pegar alguém pela mão pode fazer declarações vividamente altas e ao mesmo tempo ser um movimento totalmente silencioso. Fazer algo para facilitar a vida do outro, sem ser questionado ou chamar a atenção para isso, será notado e valorizado.
- Não deixe que as crianças roubem seu tempo pessoal. Quando os casais estão criando os filhos, torna-se muito fácil deixá-los desviar o foco um do outro. Nossos filhos precisam e merecem toda a nossa atenção às vezes, mas seu cônjuge é quem estará com você quando os filhos crescerem e partirem. Não perca de vista a pessoa com quem se casou. Um ninho vazio é um lugar frio e solitário quando você se esquece de como falar com a pessoa que o ajudou a construir o ninho em primeiro lugar. Cultive esse relacionamento junto com a criação de seus filhos.
Aproveite juntos os prazeres simples e gratuitos da vida. Passar algum tempo juntos e cultivar seu relacionamento não precisa custar um centavo. Faça uma caminhada juntos, ande de bicicleta, assista a um filme. Não importa tanto o que você faça, mas sim que você o faça juntos.